Você está aqui
Home > Futebol > A mão de Deus ou a mão do adeus?!

A mão de Deus ou a mão do adeus?!

Por Fernanda Pizzotti

Dizem que Deus é brasileiro… Será? Os brasileiros amanheceram hoje com a cabeça inchada após darem adeus a Copa América na noite de ontem, ainda na fase de grupos. O Brasil perdeu por 1 a 0 para o Peru e Ruidíaz foi o protagonista da partida ao marcar o gol com a mão. Damas do Esporte relembrou casos semelhantes como, por exemplo, o gol de mão do ex-jogador Túlio que eliminou a Argentina da mesma competição há 21 anos. Mas, como há males que vêm para o bem, vai saber o que está reservado para a seleção brasileira… Só Deus sabe!

Foto: Jim Rogash/AFP
Ruidíaz marca com a mão descaradamente e elimina o Brasil (Foto: Jim Rogash/AFP)

O jogador peruano explica que não foi bem assim: “Foi uma jogada muito rápida, e (a bola) me acertou na coxa. Não entendo por que houve uma polêmica, porque foi fair play”, declarou o jogador à rede de televisão americana “Univisión” após a partida.

Já os argentinos amanhecerem felizes. Claro! Por que não? Os hermanos foram eliminados também com um gol de mão na Copa América de 1995. E adivinha quem fez o gol e tirou os rivais da competição? O ex-jogador da seleção brasileira Túlio Maravilha! Naquela ocasião, o atacante brasileiro também marcou irregularmente e empatou o jogo contra a Argentina, que acabaria eliminada nos pênaltis. Depois, Túlio ainda chegou a brincar dizendo que foi o “Gol de la Virgem Maria”, ironizando a “Mano de Dios” de Diego Maradona. Vai vendo…

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Desde que o árbitro dê o gol, ele está valendo de todas as formas. E assim aconteceu o gol de barriga, marcado por Renato Gaúcho, no Fla-Flu vencido por 3 a 2 pelo tricolor no Carioca de 1995. Após sair perdendo por 2 a 0, o Flamengo havia buscado o empate por 2 a 2 e a torcida rubro-negra já gritava “é campeão” no Maracanã. Porém, aos 41 minutos do segundo tempo, Ailton recebeu pela direita, driblou Charles Guerreiro e chutou em direção ao gol, mas a bola teria desviado na barriga de Renato Gaúcho e balançou a rede.

Foto: Aanibal Philot/ Agência O Globo
Foto: Aanibal Philot/ Agência O Globo

O gol de barriga, um dos mais famosos do futebol brasileiro, aconteceu em 25 de junho. O Flamengo de Romário jogava pelo empate.

Mas você sabia que esse gol não foi para a conta do Renato Gaúcho? Isso mesmo! Na súmula consta gol de Aílton! Relembre o lance clicando aqui!

Outro lance que vale a pena destacar aconteceu na partida entre Uruguai e Gana pela Copa do Mundo 2010. Podemos dizer que, neste caso, o gol de mão aconteceu no sentido figurado! No último segundo da prorrogação, Luis Suarez colocou a mão na bola, dentro da área evitando o gol de Gana e, claro, foi expulso. Lance idêntico ao do jogador do Flamengo César Martins contra o Palmeiras há alguns dias pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: AFP
Foto: AFP

Mas quem tem estrela se dá melhor. E foi o que aconteceu com Suarez! Em qualquer outra situação, seria o vilão. Mas ele se tornou o herói da classificação do Uruguai porque Asamoah Gyan, ao cobrar o pênalti, acertou a trave! Já o Flamengo não teve a mesma “sorte” e o Palmeiras converteu!

Os uruguaios que já estavam chorando antes da cobrança, avançaram para a semifinal de Copa do Mundo em 40 anos, após ganharem nas penalidades.

One thought on “A mão de Deus ou a mão do adeus?!

  1. Meninas. Parabéns pelo blog. Gosto desta pegada da opinião feminina nos esporte, sobretudo futebol, talvez pela sensibilidade e quem sabe uma certa dose de cuidado com as palavras.
    Sobre a Seleção, o desfecho disso tudo é o que menos interessa, se foi gol irregular ou não (Até porquê no jogo de estreia também fomos beneficiados com o erro da arbitragem e tudo acabaria da mesma forma: Eliminação), o que vale é que as lições do Alemanha 7 x 1 não foram assimilados e sequer foram analisados a ponto de construirmos uma nova jornada. Estamos MAL, muito MAL, porém isso não vem de 2014….vem de mais longe.
    O certo é que estamos com a classificação para copa do mundo INCERTA, embora a maioria diga: “Brasil jamais ficará de fora de uma copa do mundo”.

    É ? Então tá ué !!

Deixe uma resposta

Top