Você está aqui
Home > Esportes Olímpicos > Arcos olímpicos são utilizados nas Olímpiadas somente sete anos após a criação

Arcos olímpicos são utilizados nas Olímpiadas somente sete anos após a criação

O símbolo dos Jogos Olímpicos é composto por cinco arcos entrelaçados com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913, pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos. Relacionando-se com os Valores Olímpicos e Paralímpicos, os aros – ou anéis – representam o Respeito, por reunir todas as nações dos cinco continentes sem discriminação. Os princípios demonstrados são o universalismo e o humanismo.

Cada anel representa um continente. Azul corresponde a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.

Eles surgiram após os Jogos de Estocolmo 1912, os primeiros a reunir participantes dos cinco continentes. O Barão Pierre de Coubertin apresentou os anéis e a bandeira em junho de 1914, no Congresso Olímpico de Paris.

Ele também usou o seu projeto dos círculos como o emblema para a celebração do 20º aniversário do COI em 1914. Um ano mais tarde, a marca dos cinco anéis coloridos tornou-se o símbolo olímpico oficial. Os anéis seriam utilizados em bandeiras e na sinalização dos jogos de 1916, mas o evento foi cancelado devido à Primeira Guerra Mundial e a bandeira com os anéis só passou a tremular pela primeira vez em um estádio olímpico em Antuérpia, nos Jogos de 1920.

Barão de Coubertin (Reprodução/Mental Floss)
Barão de Coubertin (Reprodução/Mental Floss)

Em 1931, o Barão falou sobre os anéis:

“Um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho formam um símbolo que representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores (contando com o branco do fundo) são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais do mundo na atualidade”.

Confira aqui debate na ESPN sobre os símbolos olímpicos

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Top