Você está aqui
Home > Esportes Olímpicos > Esporte X Guerras

Esporte X Guerras

Conflitos mundiais já fizeram três Olimpíadas serem canceladas 

Imagens: planetaolimpico.com
Imagens: planetaolimpico.com

Na antiguidade, as Olimpíadas eram festivais religiosos e esportivos, onde os povos gregos se reuniam para celebrar Zeus. Por muitas vezes, guerras eram interrompidas para a realização das atividades. Mas desde a criação da Era Moderna, em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, três edições foram canceladas devido à guerra.

Soldados alemães defendendo a fronteira contra a Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial. Devastação na Europa impediu a realização da Olimpíada de 1916 (Foto: Reprodução / US National Archives)
Soldados alemães defendendo a fronteira contra a Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial. (Foto: Reprodução / US National Archives)

Em 1916, as Olimpíadas de Berlim não foram realizadas por conta da Primeira Guerra Mundial, que teve início em 1914. Os preparativos do evento não foram paralisados mesmo após o início da guerra, pois não era previsto que o conflito durasse tanto tempo. Mas a Primeira Guerra só terminou em 1918, fazendo com que os Jogos Olímpicos não fossem realizados. Berlim só voltou a ser sede das Olimpíadas vinte anos depois, em 1936.

Conflito entre EUA e Japão na Segunda Guerra Mundial. (Foto: Reprodução / US Military)
Conflito entre EUA e Japão na Segunda Guerra Mundial. (Foto: Reprodução / US Military)

Em 1940, as Olimpíadas foram transferidas de Tóquio, no Japão, para Helsinque, na Finlândia, depois do início da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937. No entanto, os jogos foram suspensos, em 1939, por causa da Segunda Guerra Mundial. Helsinque voltou a ser escolhida para sediar o evento em 1952, e Tóquio em 1964, após a recuperação japonesa do pós-guerra.

Marcada para Londres, as Olimpíadas de 1944 também não aconteceram devido à Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945. Os jogos estavam marcados para acontecerem na cidade desde 1939, antes do conflito mundial. Mas, com o cancelamento em 1940, o evento ficou imediatamente suspenso até que a guerra terminasse. O COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu manter a capital inglesa como sede dos Jogos Olímpicos seguintes, que foram realizados em 1948.

 

 

 

 

 

One thought on “Esporte X Guerras

Deixe uma resposta

Top