Você está aqui
Home > Esportes Olímpicos > Sabe quem é o medalhista olímpico mais velho da história? Oscar Swahn com 72 anos!

Sabe quem é o medalhista olímpico mais velho da história? Oscar Swahn com 72 anos!

O atleta Oscar Swahn foi um atirador esportivo sueco que participou de três edições de Jogos Olímpicos e ganhou diversas medalhas. A última ele conquistou aos 72 anos nas Olimpíadas de Antuérpia, em 1920. Ele é considerado o atleta mais velho a ganhar medalha olímpica. A modalidade? Tiro duplo ao veado.

Atirador sueco Oscar Swahn conquistou seis medalhas olímpicas ao longo de sua carreira (Olympic.org)
Atirador sueco Oscar Swahn conquistou seis medalhas olímpicas ao longo de sua carreira (Olympic.org)

Aos 60 anos, nas Olimpíadas de Londres, ele ganhou quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze. Era apenas um ano mais jovem que o medalhista mais velho daquele momento. Quatro anos mais tarde, em 1912 na Suécia, o atirador voltou a se destacar no tiro ao cervo: medalhas de ouro e bronze. Mas engana-se quem pensa que Swahn parou por aí.

Nos Jogos Olímpicos Antuérpia, em 1920, já com 72 anos, ele participou da competição pela 3ª vez. No tiro ao cervo por equipes, o atleta ajudou a equipe sueca a conquistar a medalha de prata.

Por um momento cogitou-se bater o recorde de Oscar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro este ano. Mas, segundo a agência japonesa Kyodo News, o cavaleiro japonês Hiroshi Hoketsu, de 75 anos, o mais velho atleta olímpico de todos os tempos, desistiu de competir nos Jogos Olímpicos do Rio por causa de uma doença que aflige o seu cavalo.

O japonês que pratica a modalidade Adestramento, já foi o mais idoso nos Jogos de Pequim em 2007 com 67 anos e em Londres 2012 aos 71 anos. Hoketsu participou da sua primeira Olimpíada em Tóquio 1964 com 23 anos.

Deixe uma resposta

Top