Você está aqui
Home > Esportes Olímpicos > Confira as dicas do Damas do Esporte para curtir as Paralimpíadas

Confira as dicas do Damas do Esporte para curtir as Paralimpíadas

A Olimpíada do Rio foi um enorme sucesso e deixou muitas saudades. Mas o sonho ainda não acabou e teremos mais 12 dias de emoções e exemplos de superação. Quem aproveitou os Jogos e curtiu as arenas já sabe bem os caminhos que levam a ter dias de magia. Mas muitos brasileiros estavam receosos e acabaram se rendendo a onda pessimista e agora, conquistados pelo verdadeiro espírito olímpico, querem aproveitar as Paralimpíadas para conhecer as maravilhas da Cidade Maravilhosa.

Pensando em vocês, o Damas do Esporte preparou algumas dicas para que estes dias sejam ainda mais mágicos e além de saudade deixem muitas lembranças maravilhosas na cabeça e no coração de todos vocês.

Dica 1 – Mobilidade metrorio

Evite ir de carro! Para todas as instalações é possível chegar de transporte público, com conforto e segurança.

Para o Parque Olímpico, local mais atraente dos Jogos Olímpicos, o acesso é através do BRT estação Terminal Centro Olímpico, Morro do Outeiro ou Rio 2, aqui vale lembrar que o BRT do Rio 2 não te leva direto ao Jardim Oceânico, portanto caso vá utilizar o metro da linha 4, você deverá retornar pelo BRT estação Terminal Centro Olímpico. Durante os Jogos Olímpicos era necessário o bilhete especial do metrô e o ingresso para circular na linha 4 e o mesmo deverá ocorrer durante a Paralimpíada. Compre antecipadamente seu cartão para evitar filas nas estações, existem máquinas nas principais estações do metrô.

Considere o tempo de deslocamento e chegue cedo para poder curtir sem pressa o local. Saindo da estação Uruguai na Tijuca até o Jardim Oceânico na Barra, a viagem dura em média uma hora. O BRT até o Terminal Olímpico leva mais 30 minutos e portanto, com mais a caminhada e alguma parada, o tempo total será em torno de 2 horas para acessar alguma arena.

Para quem for ao Estádio da Lagoa, a nova estação do Jardim de Alah deixa colado ao shopping Leblon, de lá, são apenas 5 minutos de caminhada até a arena.

Acesse https://www.rio2016.com/paralimpiadas/guia-do-espectador e tenha todas as informações dos esportes e acessos as arenas.

Dica 2 – Com criançasparqueolimpico

Caso esteja indo com crianças, prepare-se para grandes caminhadas e leve sempre boné e protetor solar. Dentro do parque existem bebedouros onde é possível abastecer sua garrafinha de água, saia de casa equipado com ela. Se possível programe eventos na parte da tarde para a noite com os pequenos, assim eles poderão curtir sem serem castigados pelo sol e calor. O parque ainda é muito descampado e quase não tem sombras.

Você pode levar alimentos desde que sejam em sua embalagem original, lacrado e não perecíveis. Portanto frutas e sanduíches estão vetados.

Dentro do Parque, aproveite a festa, curta o telão, a megastore, tire muitas fotos e assista o maior número de competições que puder.

Em Deodoro e no Estádio da Lagoa as arquibancadas são descobertas, esteja equipado para o sol, mas não deixe de curtir estes locais.

Dica 3 – O que comprar para comer e bebercopos

Dentro das instalações não existe grande variedade de produtos para o consumo. Fique atento, pois em algumas arenas seu tíquete só terá validade dentro dela e não no parque como um todo. Compre apenas o que pretende consumir dentro do local e cuidado, pois assim que acaba a sessão os bares fecham e não vai mais conseguir usar seus cupons.

As bebidas estavam bastante geladas em todos os locais que visitamos mas a Coca-cola e a água são fornecidas sem a tampa e portanto terão que ser consumidas de uma só vez. Os copos que viraram febre entre os colecionadores somente são fornecidos na compra de cervejas e espera-se que venham com os esportes paralímpicos para enriquecer as coleções. A pipoca dentro das arenas é muito sem graça, sem sal e sem manteiga, fuja desta opção.

No parque Olímpico, fora das arenas, existe uma oferta maior de comida como, sanduíches, massas, pizzas, sorvetes etc. Dentro do parque existem caixas ambulantes onde você consegue comprar seus cupons sem filas, procure pelas plaquinhas que eles carregam na grande área de alimentação.

Dica 4 – Boulevard Olímpicoboulevard

Sem dúvida a grande novidade da Cidade Maravilhosa, a área revitalizada foi o coração popular dos Jogos Olímpicos e deve se manter cheio por um bom tempo. Muitas atrações que aportaram no Porto Maravilha já zarparam, mas ainda existe muito a se curtir por ali.

A casa Brasil mantém as portas abertas, assim como as casas do México e da Colômbia que ficam bem próximas. A primeira recebe ainda o evento gratuito Experimentando Diferenças – uma arena para esportes adaptados convida o público a vivenciar sensações similares às dos paratletas. Na arena, crianças e adultos poderão jogar futebol (chute a gol) com olhos vendados e bola sonora (com guizos), bocha, corrida em cadeira de rodas, entre outras modalidades.

A Avenida é grande e sofre do mesmo problema do Parque Olímpico, poucas sombras, portanto a dica é caminhar em horários em que o sol não castigue tanto. Aproveite para conhecer e andar no VLT, para isso é necessário o cartão do bilhete único que pode ser adquirido em máquinas no local ou com vendedores nas estações.

Paraolimpiadas-do-Brasil-3
Alan Fonteles, ouro nos 200m em Londres.

Dica 5 – As chances de ver o Brasil no pódio

Se os recordes de medalhas nos Jogos Olímpicos foram quebrados pelos atletas brasileiros, mais se pode esperar dos atletas paralímpicos. A meta do Time Brasil é ficar em 5˚ lugar com desempenho melhor do que em Londres, em 2012, quando ficou em 7º lugar, com 43 medalhas no total (21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze).

Neste ano, o Brasil terá a maior delegação da história em Jogos Paralímpicos: serão 279 atletas, sendo 181 homens e 98 mulheres.

No ano passado, nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, o Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 257 no total, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze. Com base nesse resultado é que se alimentam as esperanças principalmente no atletismo, natação, futebol de 5, vôlei sentado, goalball, bocha e judô. Portanto, se quiser ver o brilho dos brasileiros, corra e garanta ingressos para estas modalidades.

É isso galera, está chegando a hora de curtir mais esta emoção e o Damas do Esporte vai acompanhar de pertinho. Desejamos que vocês aproveitem muito estes dias.

Deixe uma resposta

Top