Você está aqui
Home > Damas do Esporte > Cartas da Rodada > VAR chega ao Campeonato Carioca

VAR chega ao Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) informou que bancará em 10 jogos decisivos do Estadual deste ano o uso da tecnologia, promovida pela empresa Hawk-Eye – a mesma que atuou na Copa do Mundo. O Carioca conta com mais de 90 partidas, desde a primeira fase, passando por Taças Guanabara e Rio, até chegar às semifinais e final.

VAR

As partidas que contarão com o Var são as semifinais e finais da Taça Guanabara, Taça Rio e da decisão do Carioca. No entanto, no regulamento consta que os clubes podem pagar pelo árbitro de vídeo em outras partidas. A federação afirma que maioria dos jogos não será atendida porque apenas cinco estádios podem receber as instalações do árbitro de vídeo: Maracanã, Moacyrzão, Nilton Santos, Raulino de Oliveira e São Januário.

Carioca começa sábado (19)

A fase principal do Campeonato Carioca começa no sábado (19) e o regulamento geral de competições deste ano permite o uso da tecnologia em todas as fases, mas desde que os clubes ajudem com os custos.

No artigo 107-A do regulamento geral de competições deste ano, que aprova o uso do recurso tecnológico, a federação enfatiza: “a Ferj não está obrigada a utilizar o VAR em todos os jogos da mesma competição ou da mesma rodada”.

O regulamento diz ainda que “qualquer clube poderá solicitar, as suas expensas, que o VAR seja utilizado em sua partida, desde que a solicitação seja apresentada à COAF/RJ com antecedência mínima de 10 dias e o estádio que receberá a partida possua condições técnicas para utilização do VAR”.

Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Flamengo, Fluminense, Madureira, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda são os times que disputarão a competição. Mas, nenhum dos 12 clubes que participam da fase principal do Campeonato Carioca disse “sim” ao custo extra de cerca de R$ 25 mil por jogo que o árbitro de vídeo representa.

*Com Globoesporte.com

Deixe uma resposta

Top