O atleta Oscar Swahn foi um atirador esportivo sueco que participou de três edições de Jogos Olímpicos e ganhou diversas medalhas. A última ele conquistou aos 72 anos nas Olimpíadas de Antuérpia, em 1920. Ele é considerado o atleta mais velho a ganhar medalha olímpica. A modalidade? Tiro duplo ao veado.

Aos 60 anos, nas Olimpíadas de Londres, ele ganhou quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze. Era apenas um ano mais jovem que o medalhista mais velho daquele momento. Quatro anos mais tarde, em 1912 na Suécia, o atirador voltou a se destacar no tiro ao cervo: medalhas de ouro e bronze. Mas engana-se quem pensa que Swahn parou por aí.
Nos Jogos Olímpicos Antuérpia, em 1920, já com 72 anos, ele participou da competição pela 3ª vez. No tiro ao cervo por equipes, o atleta ajudou a equipe sueca a conquistar a medalha de prata.
Por um momento cogitou-se bater o recorde de Oscar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro este ano. Mas, segundo a agência japonesa Kyodo News, o cavaleiro japonês Hiroshi Hoketsu, de 75 anos, o mais velho atleta olímpico de todos os tempos, desistiu de competir nos Jogos Olímpicos do Rio por causa de uma doença que aflige o seu cavalo.
O japonês que pratica a modalidade Adestramento, já foi o mais idoso nos Jogos de Pequim em 2007 com 67 anos e em Londres 2012 aos 71 anos. Hoketsu participou da sua primeira Olimpíada em Tóquio 1964 com 23 anos.