Você está aqui
Home > UFC > UFC FIGHT NIGHT PODE SER A APOSENTADORIA DA LENDA ANDERSON SILVA

UFC FIGHT NIGHT PODE SER A APOSENTADORIA DA LENDA ANDERSON SILVA

Luta contra Urijah Hall ganha status de possível adeus do Spider

Foto: Getty Images

Por Natalia Brasil

Hoje, 31, o UFC Fight Night 181 terá como luta principal Anderson Silva x Uriah Hall, o que poderia ser apenas mais uma luta na carreira do lutador brasileiro, se não fosse a notícia de uma iminente aposentadoria. Os bastidores da organização ferveram nas últimas semanas, entrevistas, declarações, mas nenhuma palavra final. Será que realmente Anderson “The Spider” Silva irá se aposentar do UFC? Teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Estreando no octógono do UFC em 2006, Anderson levou pouco tempo para se consolidar como um dos maiores lutadores de todos os tempos. Ao tomar o cinturão de Rich Franklin, apenas 4 meses após sua primeira luta, ele o defendeu com sucesso em outras 11 oportunidades, marca superada apenas por outros 3 grandes nomes do MMA.

Com um estilo diferenciado, atuações marcantes e nocautes inesquecíveis, Spider alçou posto de lenda e impressionava o púbico principalmente por suas esquivas à la Muhammad Ali. Podemos colocar esses 3 confrontos como o TOP 3 da carreira do brasileiro:

3º LUGAR – ANDERSON SILVA X VÍTOR BELFORT – UFC 126 (2011)

A luta que ganhou status de “luta do século” durou apenas 3m e 25s, no combate entre os brasileiros, Anderson Silva nocauteou seu rival com um chute espetacular no primeiro round e deu créditos a seu mentor, Steven Seagal, pelo golpe certeiro.

Foto: Reprodução UFC

2º LUGAR – ANDERSON SILVA X CHAEL SONNEN 2 – UFC 148 (2012)

O falastrão Chael Sonnen não se conformava com sua derrota no primeiro combate e acabou ganhando uma revanche. Péssima escolha! No segundo confronto, Anderson Silva venceu novamente e dessa vez de maneira muito mais contundente, um nocaute poderoso deu fim as provocações daquele que foi considerado por Anderson seu adversário mais duro.

Foto: Reprodução UFC

1º LUGAR – ANDERSON SILVA X FORREST GRIFFIN – UFC 101 (2009)

Esta talvez seja a maior apresentação de Anderson no UFC, o combate contra Griffin deveria ser uma punição imposta pelo chefão Dana White, mas o que se viu foi um passeio.

Vivendo seu auge, cheio de esquivas e provocações, Anderson arrasou seu oponente e assombrou os presentes na Filadélfia, nocauteando aos 3m 23s do 1º round após um show. A performance do campeão ficou conhecida como a surra do ano de 2009.

Foto: Reprodução UFC

No ano de 2013 veio sua primeira derrota após ter se tornado campeão dos meio-médios, Cris Weidman foi o responsável por acabar com uma invencibilidade que durava 7 anos e se tornou o novo campeão.

Em dezembro do mesmo ano, Anderson teve direito a sua revanche, tratada com muita expectativa pelo público e pela imprensa que consideravam Weidman vencedor por sorte, o brasileiro com então 38 anos buscava a retomada do cinturão. No cage entretanto, ele provou que não era apenas sorte, dominou o primeiro round e no princípio do segundo veio o pior momento da carreira de Anderson Silva, sua contusão gravíssima. A perna quebrada levou Spider direto para o hospital e o manteve 13 meses de molho. Muitos não acreditavam em seu retorno, mas ele voltou.

Seu retorno acabou sendo marcado por algumas polêmicas e envolvimento com dopping em duas ocasiões, mas Anderson conseguiu provar em julgamento sua inocência. Desde então o ex-campeão acumula 4 derrotas, uma vitória e um “non contest” (sem resultado). O fato é que o legado de Anderson Silva vai muito além de seus últimos resultados.

Se a luta contra Hall será ou não a última de Spider ainda não sabemos, mas que ele já se tornou figura cativa no ranking dos melhores isso é fato. Anderson Silva é referência dentro do UFC e inclusive seu adversário é assumidamente fã do lutador.

Nós do Damas do Esporte desejamos sucesso para o brasileiro, admiramos muito a sua história e achamos, assim como o próprio disse, que ele ainda tem “muita lenha para queimar”. Vida longa ao campeão, Anderson “The Spider” Silva.

Deixe uma resposta

Top