
Como já falamos por aqui, a disputa do Brasileirão de 2020 mal acabou e a de 2021 já está batendo à porta. Divulgada na última quarta-feira (24) a tabela da Série A, foi a vez da Série B na quinta-feira (25). Após o Conselho Técnico da segunda divisão, que reuniu dirigentes dos 20 clubes participantes, a entidade apresentou a tabela com os 380 jogos da competição nesta temporada. A competição está prevista para começar nos dias 28 e 29 de maio, o dia específico e os horários de cada jogo ainda não foram divulgados pela CBF.
Na rodada de abertura, o recém-rebaixado, Vasco da Gama estreia em São Januário, diante do Operário-PR. Quem também joga em casa é o Coritiba, que recebe o Avaí.
Já Botafogo e Goiás, que também desceram para a segunda divisão na última temporada, iniciam o campeonato longe de seus domínios. O Alvinegro vai até Goiânia para desafiar o Vila-Nova, atual campeão da Série C, enquanto o Esmeraldino viaja até o Maranhão para encarar o Sampaio Corrêa.
Outro time que estreia fora de casa é o Cruzeiro, que amarga a sua segunda temporada seguida na Série B do Brasileirão. A Raposa enfrenta o Confiança, em Sergipe.
Confira a tabela completa da primeira rodada:
Vasco da Gama x Operário
Vila Nova x Botafogo
Guarani x Vitória
Náutico x CSA
Brasil x Londrina
CRB x Remo
Coritiba x Avaí
Brusque x Ponte Preta
Confiança x Cruzeiro
Sampaio Corrêa x Goiás
Série B recheada de ex-campeões brasileiros
A competição esse ano terá um recorde de ex-campeões da Série A, com um total de cinco clubes. Vasco da Gama (tetra campeão Brasileiro – 1974, 1989, 1997 e 2000), Botafogo (campeão de 1995) e Coritiba (campeão de 1985) se juntam agora a Cruzeiro (também tetracampeão – 1966, 2003, 2013 e 2014) e Guarani (campeão de 1978), que não conseguiram o acesso na última edição da Série B de 2020.

Desde a primeira edição da Série B, em 1971, a segunda divisão do Brasileirão chegou a contar com o máximo de 4 ex-campeões e em duas oportunidades: 2005 (com Bahia, Grêmio, Guarani e Sport) e em 2006 (com Atlético-MG, Coritiba, Guarani e Sport). Nos últimos anos, a presença de ex-campeões tem sido constante. Depois de 2014, quando a Série B teve apenas o Vasco, a competição contou com pelo menos dois ex-campeões. Em 2019, inclusive, foram 3 (Coritiba, Guarani e Sport).
A Série B de 2021 será também a edição com a presença de mais times que fazem parte da lista dos 12 grandes do futebol brasileiro. Além do Cruzeiro, que vai para o seu segundo ano consecutivo na segunda divisão, a edição deste ano terá Vasco e Botafogo. Na história do Brasileiro, tivemos dois grandes na mesma edição apenas duas vezes. Em 1982, com Corinthians e Palmeiras na Taça de Prata (que dava acesso no mesmo ano à primeira divisão — e o Corinthians subiu) e em 2003, com Palmeiras e Botafogo, que foram campeão e vice respectivamente.