Jovem Priscila garante a vitória brasileira com golaço no último minuto
Nesta quinta-feira (30), a Seleção Brasileira Feminina iniciou a Data Fifa com amistoso contra a Seleção Japonesa, na Neo Química Arena, em São Paulo. Mesmo com o Japão saindo na frente, o Brasil empatou e chegou a fazer 3 a 1, mas deixou as japonesas chegarem e empatarem novamente. Porém, no último minuto, a promessa do Internacional, Priscila, que estreou hoje pela Seleção, fez o gol da vitória.
A partida
A Seleção Brasileira foi a campo com Lelê no gol, Bruninha e Tamires nas laterais, Lauren e Rafaelle na zaga, Ary Borges, Julia Bianchi e Gabi Portilho no meio-campo e Bia Zaneratto, Gabi Nunes e Debinha como atacantes. Treinadas por Arthur Elias, muitas das jogadoras estavam em casa, já que a maioria atua pelo Corinthians, dono da Neo Química Arena.
Além das jogadoras, Arthur Elias também é familiarizado com o espaço: ex-técnico do time paulista, o atual técnico do Brasil deixou o Corinthians este ano para comandar a Seleção. Arthur foi campeão 16 vezes com a equipe e teve um aproveitamento de 86%, tendo, inclusive, finalizado sua jornada com a conquista da Copa Libertadores contra o maior rival, Palmeiras. Já com a Seleção, o técnico fez apenas dois amistosos, sem contar o de hoje, ambos contra o Canadá, vencendo o primeiro por 1 a 0 e perdendo o último por 2 a 0.
O Japão chegou com a goleira Hirao, Shimizu e Koga como laterais, Kumagai e Minami na zaga, Nagano de volante, Hasegawa e Miyazawa como meio-campo e Endo, Ueki e Fujino no ataque, treinadas por Futoshi Ikeda.
A partida começou às 15h15, com a presença de poucos torcedores, devido ao horário e por ser dia útil. A Seleção Japonesa se mostrou mais organizada e nos dez primeiros minutos, atacou algumas vezes, com chances de gol defendidas pela goleira Lelê. Apesar de não ser um jogo com um número exagerado de faltas, o primeiro cartão amarelo veio antes dos trinta minutos do primeiro tempo, quando Koga, lateral esquerda da Seleção Japonesa, acertou o rosto de Tamires com o pé. A falta não resultou em gol e logo em seguida a juíza deu parada técnica para as Seleções se hidratarem, já que a capital paulista estava quase nos 30°C no momento do jogo. Os técnicos aproveitaram para conversar com as equipes.
Alguns minutos depois dessa parada, Fujino abriu o placar com uma bela troca de passes e facilidade de entrar na defesa brasileira. Porém, logo em seguida, Bia Zaneratto fez um golaço de falta, no início da grande área, e deixou a partida igual novamente.
Novamente para a Seleção Japonesa, saiu o segundo cartão amarelo, por uma falta de Kumagai. As jogadoras brasileiras reclamaram, pois Ary Borges havia seguido a jogada e estava em direção ao ataque, com uma possibilidade de gol. A árbitra da partida terminou o primeiro tempo aos 48 minutos, mesmo tendo dado 5 minutos de acréscimo.
Na volta do intervalo, as duas equipes fizeram trocas: a Seleção Brasileira tirou Ary Borges, Júlia Bianchi e Gabi Nunes para a entrada de Duda Sampaio, Luana e Priscila. Já a Seleção Japonesa tirou Fujino e Koga, substituídas por Seike e Ishikawa.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Gabi Portilho roubou a bola no meio de campo e arrancou sozinha, fazendo o gol da virada do Brasil depois de chutar em cima da goleira e marcar no rebote. Dois minutos depois, Bia Zaneratto roubou a bola pouco antes da grande área e fez mais um golaço, seu segundo na partida e o terceiro do Brasil.
Com a vantagem ampliada, Arthur Elias mexeu novamente no time e fez os torcedores presentes na Neo Química Arena vibrarem com a entrada de Marta no lugar de Bia Zaneratto e Adriana no lugar de Gabi Portilho. A Seleção Japonesa também fez alterações, tirando Kumagai e Ueki para a entrada de Tanikawa e Mina Tanaka.
Aos 30 minutos, Bruninha caiu com dores no joelho esquerdo e foi substituída por Angelina. A juíza aproveitou o tempo para fazer a parada técnica de hidratação. Assim como no primeiro tempo, depois da parada técnica, o Brasil tomou gol: aos 38 minutos, Angelina cometeu um pênalti claríssimo e a Seleção Japonesa diminuiu a diferença com a batida de Endo. Menos de 5 minutos depois, Tanaka fez o terceiro do Japão e deixou o jogo empatado novamente.
Para a loucura dos quase 7.500 torcedores presentes na Arena, no último minuto de jogo, a jovem promessa do Internacional, Priscila, de 19 anos, fez um golaço e garantiu a vitória da Seleção Brasileira.
Esse foi o primeiro de três amistosos que a Seleção realizará ainda este ano: no domingo (3), enfrenta novamente o Japão, dessa vez no Morumbi, às 11h, e na quarta (6), joga contra a Nicarágua, na Arena Fonte Luminosa, às 18h.