De técnica a jogadoras, elenco alviverde está diferente

Religada há cinco temporadas, a equipe feminina do Palmeiras já conquistou alguns títulos e chegou a decisões importantes, se mantendo como um dos quatro melhores times femininos do país. Em 2019, quando recomeçaram, foram campeãs da Copa Paulista de Futebol Feminino. Em 2022, ganharam a Copa Libertadores na primeira participação da equipe na competição e o Campeonato Paulista Feminino. Porém, junto com isso, passaram por momentos delicados, como denúncias de ex-jogadoras, mal-entendimento com torcida e falas mal vistas.
Para 2024, muita coisa está mudando no elenco do Palmeiras. Apesar da direção do time continuar com Alberto Simão, diretor muito criticado pela torcida por falas sobre as jogadoras, como as de que não estenderia os contratos para as mesmas não se acomodarem, o comando da equipe será novo. A equipe anunciou dia 14 de novembro a saída de Ricardo Belli, depois da derrota para o Corinthians por 8 a 0 na semifinal do Paulistão. Junto com ele, a analista de desempenho Vanessa Fernanda também pediu seu desligamento.
Já com as jogadoras, grandes nomes do time anunciaram suas saídas: a lateral esquerda Katrine foi a primeira, depois de três temporadas defendendo a camisa alviverde. Além dela, as meio-campistas Duda Santos e Camilinha também vão trocar de time. Duda foi a camisa 7 do Palmeiras e a primeira a marcar um gol pela Libertadores. Já Camilinha, que chegou em 2020, foi a primeira jogadora a chegar na marca de 100 jogos pela equipe, e se despede depois de 130 jogos.

Nessa temporada, a zagueira Sorriso se destacou jogando 15 partidas e marcando 4 gols, mas também se despediu. Outras jogadoras, que jogaram poucas vezes, como as meio-campistas Bárbara Timbó e Rosa Miño, a goleira Alicia Bobadilla e a zagueira Sassá foram as que, até o momento, anunciaram sua saída do time paulista.
Para repor as numerosas saídas, o Palmeiras anunciou a atacante Taina Maranhão, ex-jogadora do Santos, de apenas 19 anos e que é destaque da Seleção Sub-20, sendo inclusive convocada para o próximo período de treinamentos, do dia 17 a 28 de janeiro. Já na defesa, a lateral direita Fê Palermo chegou depois de “pular o muro”, saindo do São Paulo, aos 27 anos, também com passagens pela Seleção Brasileira. A volante Isadora Amaral, que jogou a última temporada no Red Bull Bragantino, onde foi campeã do Brasileiro Feminino Série A2, também foi anunciada. Por fim, hoje (8), o Palmeiras comunicou a contratação da meio-campo Diany Martins.
Além das contratações, a equipe anunciou a renovação de contrato de algumas jogadoras: a dupla de zaga titular, Poliana e Flavia Mota, e das laterais Bruna Calderan e Juliete.
Porém, a maior novidade do Verdão é o novo comando do time: Camilla Orlando foi anunciada no dia 23 de novembro. Natural de Brasília, a técnica de 39 anos já passou pelo Internacional, em 2019, Red Bull Bragantino em 2020 e 2021, onde conquistou títulos, a Seleção Feminina dos Emirados Árabes Unidos em 2022 e o Real Brasília no último ano. Formada pela licença PRO da CBF, foi apresentada oficialmente no dia 2 de dezembro.

As jogadoras devem se reapresentar no próximo domingo, dia 14 de janeiro. As informações são do perfil oficial do Palmeiras e de @centralsepfem no Twitter.