![](https://damasdoesporte.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-20-at-11.44.17-1024x1024.jpeg)
Por Beatriz Lima e Natalia Gonçalves
O Botafogo recebeu o Vasco da Gama no estádio Nilton Santos para mais um clássico no Campeonato Carioca. O gigante da colina precisava da vitória para voltar ao G4, enquanto o time alvinegro segue tentando recuperar o apoio da torcida. A disputa deste domingo (18) pela nona rodada da competição terminou com a vitória dos visitantes por 4 a 2.
Os donos da casa, sob o comando de Tiago Nunes, iniciaram a partida com Gatito Fernandez, Damian Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza, Hugo, Danilo Barbosa, Tchê Tchê, Eduardo, Savarino, Victor Sá e Tiquinho Soares. Do lado Cruzmaltino, Ramón Díaz apostou em Léo Jardim, Paulo Henrique, Rojas, Maicon, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel, Galdanes, Payet, David e Vegetti.
O Botafogo entrou em campo determinado a conquistar os três pontos. Com Gatito Fernandez no gol e uma formação que buscava a ofensividade, o time da casa iniciou o confronto pressionando e controlando as ações nos primeiros minutos. Logo aos 2 minutos de jogo, o glorioso abriu o placar com Victor Sá, que recebeu pela esquerda na entrada da grande área e tocou para Tchê Tchê, que percebeu a infiltração de Victor e devolveu a bola para o atacante, que ficou cara a cara com o goleiro Léo Jardim, chutando cruzado, mas o lance foi anulado por impedimento de Victor Sá. Mas não foi o impedimento que desanimou o Alvinegro.
O Vasco não se deixou abalar e, logo aos 5 minutos, Payet apareceu pelo lado esquerdo fazendo o cruzamento para Galdames, o volante chutou e obrigou o goleiro Gatito a fazer uma boa defesa. Apesar das duas equipes terem boas chances para abrir o placar, foi o Botafogo, em grande parceria entre Tiquinho Soares e Eduardo, que chegou marcando aos 20 minutos. Eduardo recebeu a bola pela intermediária, avançou e tocou para Tiquinho, que fez o pivô e devolveu para Eduardo, que chutou de primeira, sem chances para Léo Jardim defender.
Contudo, a resposta do Vasco, comandado por Ramón Díaz, não demorou a chegar. Mesmo enfrentando dificuldades no primeiro tempo, a equipe visitante mostrou resiliência e concentração para reverter o placar desfavorável. Aos 28 minutos, Payet recebeu a bola na entrada da área, viu infiltração de David que puxou a marcação e deixou Galdames livre, o francês acionou o volante chileno, que infiltrou e chutou com Gatito fazendo a defesa, mas a bola sobrou novamente para o camisa 27 que não desperdiçou e empatou a partida.
O segundo tempo trouxe consigo uma mudança radical no ritmo da partida. O Vasco entrou em campo determinado a virar o jogo e alcançar a tão almejada vitória. Lucas Piton, com apenas 40 segundos da etapa final, deu início à reviravolta, demonstrando a determinação e a qualidade técnica do time cruzmaltino, ampliando o placar para 2×1.
A partir daí, o Vasco ampliou sua vantagem aos 20 minutos com um gol de Vegetti, após Paulo Henrique aproveitar o erro de passe da defesa do Botafogo roubando a bola e sendo derrubado por Hugo dentro da área, pênalti para o Cruzmaltino. Vegetti bateu com força no lado direito de Gatito, que pulou para esquerda. E aos 37 minutos, Puma Rodriguez recebeu pela direita e fez o cruzamento para Vegetti, que estava pedindo a bola na primeira trave, ainda contou com a sorte após a bola bater no travessão e nas costas de Gatito para entrar. O Vasco demonstrou consistência e eficiência em suas jogadas, consolidando seu domínio e garantindo a vitória.
Apesar dos esforços do Botafogo, aos 40 minutos ainda marcou um belo gol de bicicleta com Eduardo, a partida terminou com a vitória vascaína por 4 a 2. Com esse resultado, o Vasco conquistou a quarta posição na tabela com 16 pontos, enquanto o Botafogo desceu para o quinto lugar com 14 pontos, intensificando a disputa pela classificação para as semifinais.
O próximo compromisso do Botafogo é nesta quarta-feira (21), pela segunda fase da Pré-Libertadores, no jogo de ida contra o Aurora na Bolívia, às 21h30 (horário de Brasília). Pelo Carioca, encara o Audax, no sábado (24), às 16h, em Bacaxá. Já o Vasco encara o Volta Redonda, também no sábado às 17h30, no Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.