A equipe feminina do Vasco busca o tão sonhado acesso à Série A2, mas devido a paralisação, não joga desde o dia 11 de maio, sem ainda conhecer o seu adversário nas quartas de final. O Damas do Esporte conversou com a técnica Verônica Coutinho para saber mais sobre como tem lidado com esse intervalo para manter o desempenho do time e da expectativa de conquistar a última vaga restante para o acesso.
Cada vez mais próximo do objetivo principal da temporada, o Vasco estava se preparando para fazer um dos jogos que definiria o seu destino no Brasileirão Feminino A3 e estava apenas esperando seu adversário no confronto entre Coritiba (PR) e Brasil de Farroupilha (RS). Contudo, com a paralisação do campeonato por conta da tragédia do Rio Grande do Sul, o jogo acabou não acontecendo e foi adiado para os dias 08 e 15 de junho, o que deixou a equipe cruzmaltina com a longa espera para saber quem enfrentará e quando voltará a jogar. Para Verônica Coutinho, a paralisação mostrou ser um desafio para manter a concentração, ainda mais pela sequência que a equipe vinha tendo no campeonato:
“Estávamos em uma crescente e essa paralisação acabou interrompendo essa sequência. Não temos controle sobre isso, não podemos nos apegar a fatores externos, até porque outras equipes foram muito mais afetadas. Mas é seguir com o que temos controle, que é continuar trabalhando duro para chegar no objetivo”, comenta Verônica.
Apesar da difícil tarefa de continuar com a regularidade que o elenco vinha construindo, a comandante está aproveitando o momento para trabalhar todas as fases do jogo, potencializando a parte física e recuperando atletas lesionadas. Para isso, jogos e treinos vêm sendo realizados para manter o ritmo e o estímulo de jogo, além de aprimorar bastante os comportamentos táticos.
Mesmo sem data oficial divulgada para o jogo do Vasco, e com três vagas já preenchidas (Vitória, Paysandu e Ação), a técnica e as jogadoras permanecem com o foco para garantir o acesso, trabalhando para conquistar a última vaga e quem sabe o título, sabendo da força e da boa campanha que as outras equipes vem fazendo:
“ Sei que do outro lado tem equipes qualificadas e que estão fazendo uma bela campanha, mas não podemos colocar obstáculo em nada, quem quer vencer, tem que trabalhar e é isso que estamos fazendo. Todos os dias pensamos e falamos sobre o acesso, falamos de sonhos e de quantas pessoas queremos dar orgulho (não jogamos só pela gente), são muitas pessoas envolvidas, então vamos continuar nos entregando ao Vasco para conseguir trazer alegria para torcida Cruzmaltina”, finaliza a técnica.
Antes desse intervalo, o Vasco já havia enfrentado o Vila Nova e goleado nas duas partidas, assim como o Pinda na fase seguinte, somando ótimos resultados e uma boa campanha no campeonato até o momento.