
Neste sábado (21) e domingo (22), a capital italiana recebeu mais uma disputa do Campeonato Mundial. Após sediar competições de skate vertical, street e outras modalidades, agora foi a vez do skate park, com oito brasileiros nas etapas finais.
Semifinais
Começando com a disputa feminina, Raicca Ventura, Yndiara Asp e Fernanda Tonissi representaram o Brasil nas semifinais.
Raicca Ventura foi a única que conseguiu se classificar, garantindo 82,92 na sua segunda tentativa e avançando na quinta colocação. Fernanda Tonissi e Yndiara Asp pararam na semifinal, ocupando a 12ª e 13ª colocação, respectivamente.
Na disputa do skate park masculino, o Brasil contava com cinco representantes: Kalani Konig, Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros e Pedro Quintas. Na primeira bateria, Kalani Konig, Pedro Barros e Pedro Quintas garantiram a 1ª colocação com Kalani (91,12), a 2ª com Pedro Barros (85,81) e a 3ª com Pedro Quintas (84,39). No entanto, tudo ainda estava em aberto, e Pedro Barros e Pedro Quintas corriam riscos na competição.
Na segunda bateria, foi a vez dos atletas olímpicos Augusto Akio e Luigi Cini. Luigi ocupou a segunda posição com um incrível 89,01, enquanto Akio finalizou com a sexta melhor nota, 87,50, garantida na sua terceira volta. Com isso, Pedro Barros finalizou na 8ª posição e se classificou para a etapa final, enquanto Pedro Quintas deixou a competição ao terminar em 9º lugar.
Finais
A tarde deste domingo (22) foi marcada pelas finais da competição. Com cinco brasileiros na disputa, o país buscou posições inéditas no pódio na Itália.
A competição começou com a disputa feminina, e Raicca Ventura entrou em ação. A brasileira garantiu uma nota na casa dos 90 já na primeira tentativa, finalizando com 93,73 e ocupando a 1ª colocação. Com as adversárias tirando notas inferiores, Raicca se consagrou campeã mundial na categoria e, aos 17 anos, se tornou a primeira skatista brasileira a subir no pódio da competição.
No lado masculino, quatro skatistas entraram na pista em busca de medalhas, e o Brasil terminou a competição com uma dobradinha no pódio, repetindo o feito do mundial de vertical também sediado na Itália. Luigi Cini e Kalani Konig participaram da disputa, mas acabaram deixando Roma sem medalhas, terminando na 4ª e 8ª colocações, respectivamente.
O pódio contou com os medalhistas olímpicos Pedro Barros e Augusto Akio. Pedro finalizou com uma somatória de 90,72, ocupando a 2ª colocação e garantindo a prata na competição. Augusto Akio, o Japinha, conquistou o título mundial ao finalizar com 93,53, garantindo seu segundo pódio no mês de setembro no campeonato mundial.