Você está aqui
Home > Esportes Radicais > Skate > Fazendo história no Campeonato Mundial de Skate Park, brasileiros garantem três medalhas na competição realizada na Itália

Fazendo história no Campeonato Mundial de Skate Park, brasileiros garantem três medalhas na competição realizada na Itália

Foto: Julio Detefon / CBSK

Neste sábado (21) e domingo (22), a capital italiana recebeu mais uma disputa do Campeonato Mundial. Após sediar competições de skate vertical, street e outras modalidades, agora foi a vez do skate park, com oito brasileiros nas etapas finais.

Semifinais

Começando com a disputa feminina, Raicca Ventura, Yndiara Asp e Fernanda Tonissi representaram o Brasil nas semifinais.

Raicca Ventura foi a única que conseguiu se classificar, garantindo 82,92 na sua segunda tentativa e avançando na quinta colocação. Fernanda Tonissi e Yndiara Asp pararam na semifinal, ocupando a 12ª e 13ª colocação, respectivamente.

Na disputa do skate park masculino, o Brasil contava com cinco representantes: Kalani Konig, Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros e Pedro Quintas. Na primeira bateria, Kalani Konig, Pedro Barros e Pedro Quintas garantiram a 1ª colocação com Kalani (91,12), a 2ª com Pedro Barros (85,81) e a 3ª com Pedro Quintas (84,39). No entanto, tudo ainda estava em aberto, e Pedro Barros e Pedro Quintas corriam riscos na competição.

Na segunda bateria, foi a vez dos atletas olímpicos Augusto Akio e Luigi Cini. Luigi ocupou a segunda posição com um incrível 89,01, enquanto Akio finalizou com a sexta melhor nota, 87,50, garantida na sua terceira volta. Com isso, Pedro Barros finalizou na 8ª posição e se classificou para a etapa final, enquanto Pedro Quintas deixou a competição ao terminar em 9º lugar.

Finais

A tarde deste domingo (22) foi marcada pelas finais da competição. Com cinco brasileiros na disputa, o país buscou posições inéditas no pódio na Itália.

A competição começou com a disputa feminina, e Raicca Ventura entrou em ação. A brasileira garantiu uma nota na casa dos 90 já na primeira tentativa, finalizando com 93,73 e ocupando a 1ª colocação. Com as adversárias tirando notas inferiores, Raicca se consagrou campeã mundial na categoria e, aos 17 anos, se tornou a primeira skatista brasileira a subir no pódio da competição.

No lado masculino, quatro skatistas entraram na pista em busca de medalhas, e o Brasil terminou a competição com uma dobradinha no pódio, repetindo o feito do mundial de vertical também sediado na Itália. Luigi Cini e Kalani Konig participaram da disputa, mas acabaram deixando Roma sem medalhas, terminando na 4ª e 8ª colocações, respectivamente.

O pódio contou com os medalhistas olímpicos Pedro Barros e Augusto Akio. Pedro finalizou com uma somatória de 90,72, ocupando a 2ª colocação e garantindo a prata na competição. Augusto Akio, o Japinha, conquistou o título mundial ao finalizar com 93,53, garantindo seu segundo pódio no mês de setembro no campeonato mundial.

Maria Fernanda dos Santos
Setorista Futebol Mineiro, Ginástica Artística e Skate

Deixe um comentário

Top