
A cidade de Rio Bonito será palco, neste fim de semana (24 e 25 de maio), das competições de basquete, vôlei e futsal dos Jogos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (JERJ). O evento, que reúne estudantes de 11 a 17 anos de escolas públicas e privadas, é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (FEERJ).
Após a participação de atletas locais no vôlei de praia na Praia do Leme, no Rio de Janeiro, agora é a vez da cidade sediar novas modalidades e atrair a torcida da região. As partidas de futsal acontecerão no Rio Bonito Atlético Clube; o basquete será disputado no Complexo Esportivo Bonitão, na Cidade Nova; e o vôlei no Esporte Clube Fluminense, no Centro da cidade. As atividades começam às 8h.
— É muito gratificante ver os Jogos Escolares percorrendo diferentes regiões do nosso estado. Levar essa competição para os municípios reforça nosso compromisso com a descentralização do esporte e garante que jovens talentos tenham a oportunidade de competir e representar suas escolas com orgulho — destacou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Além das competições em Rio Bonito, o sábado também contará com torneios de judô, em Araruama, e de badminton, em Pilares. No domingo, haverá provas de judô em Queimados e disputas de handebol em Seropédica.
Com mais de 9 mil estudantes inscritos, a edição 2024 dos Jogos Escolares bateu recorde de participação, quase o dobro do número anterior, de pouco mais de 5 mil atletas. Ao todo, o torneio abrange 20 modalidades, entre esportes individuais e coletivos, com etapas classificatórias em todas as regiões do estado.
Os vencedores garantem vaga para representar o Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A participação é gratuita para as escolas, e os estudantes recebem um kit fornecido pela Secretaria de Esporte e Lazer, que também oferece suporte logístico.
Durante os eventos, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) será responsável pelo fornecimento de água potável, em cumprimento à Lei da Hidratação, que exige a oferta gratuita de água em eventos esportivos e culturais.