Você está aqui
Home > UEFA > Euro Feminina > Pelo grupo C, Suécia supera a Dinamarca e Alemanha garante vitória contra a Polônia na Eurocopa Feminina

Pelo grupo C, Suécia supera a Dinamarca e Alemanha garante vitória contra a Polônia na Eurocopa Feminina

Nesta sexta-feira (4), pelo grupo C da Euro Feminina, a Suécia venceu a Dinamarca por 1 a 0 no clássico nórdico, enquanto a Alemanha superou a Polônia por 2 a 0.

Em confronto nórdico, Suécia bate Dinamarca com gol de Fillipa Angeldahl

Começando o clássico nórdico de forma intensa, a Suécia logo partiu para o ataque na primeira oportunidade com Fillipa Angeldahl finalizando, mas para fora. Na sequência, a Dinamarca engatou uma jogada ofensiva com Pernille Harder pelo lado direito e entrou na área, mas também chutando não acertou o alvo. Pouco tempo depois, um uma cobrança de falta, a árbitra brasileira Edina Alves foi chamada para analisar um possível pênalti para as dinamarquesas após toque de mão de Madelen Janogy que, depois de ser visto, não foi confirmado, pois houve falta na jogadora sueca segundos antes. A Suécia logo voltou a comandar o jogo, subindo suas linhas para o ataque e forçando o erro de passe das adversárias no campo defensivo, mas também não foram eficientes no último passe. A chance mais clara aconteceu pouco antes do intervalo, quando Angeldahl cobrou uma falta na medida, mas a goleira Maja Bay, atenta no lance, fez uma ótima defesa de mão trocada para segurar o empate.

Depois de brilhar no fim do primeiro tempo ao evitar o golaço de Angeldahl, Maja Bay não teve a mesma sorte no retorno do jogo. Logo nos minutos iniciais da segunda etapa, após bela tabela com Kosovare Asllani, Angeldahl invadiu a área e finalizou forte, com a goleira dinamarquesa sendo vencida em um chute cruzado da camisa 16 sueca para abrir o placar. A resposta da Dinamarca, no entanto, foi imediata. Em uma troca de passes rápida e envolvente, a bola chegou até Emma Snerle, que finalizou. A bola já havia passado pela goleira sueca e se encaminhava para o gol, mas Björn apareceu no momento exato e afastou o perigo, salvando as suecas do empate. Com o ritmo intenso sustentado pelas duas equipes ao longo de todo o restante da partida, as chances continuaram surgindo até os minutos finais. Aos 80, a experiente capitã dinamarquesa Harder recebeu um excelente passe e, contando com sua habilidade individual, arriscou a finalização, mas a bola explodiu no travessão, frustrando até então a melhor oportunidade da Dinamarca no segundo tempo. Mesmo forçando a tentativa de buscar igualar o resultado, a Suécia segurou a vantagem e garantiu a vitória por 1 a 0.

Uma das favoritas ao título, Alemanha vence Polônia por 2 a 0

Começando a todo o vapor, de um lado a Polônia logo na saída de bola utilizou o lado direito ofensivo com Adriana Achcińska cruzando para a área, mas a jogada parou nas mãos da goleira Ann-Katrin Berger. Em resposta rápida, Klara Buhl recebeu pelo lado esquerdo e lançou a bola no centro da pequena área, forçando Kinga Szemik a afastar de soco para longe. Mantendo o ritmo, a Alemanha seguiu explorando as laterais, priorizando os cruzamentos e criando boas oportunidades, mas pecava na finalização ao demorar para concluir, perdendo a chance de abrir o marcador. Com a linha defensiva alemã adiantada, a Polônia apostava nos contra-ataques rápidos para aproveitar os espaços deixados em aberto pela Alemanha e, aos 24 minutos, a melhor chance aconteceu. Em um lançamento para o ataque, Berger adiantada cabeceou para longe, o que acabou prejudicando sua equipe quando Paulina Tomasiak ficou com a sobra e em um ótimo passe encontrou Natalia Bidas sozinha para ficar cara a cara com a goleira. A finalização demorou a sair, e Berger conseguiu se recuperar com uma defesa decisiva — embora o lance tenha sido anulado por impedimento na sequência. Minutos depois, contando com mais uma roubada de bola, a equipe polonesa usou novamente a transição ofensiva de maneira rápida e na jogada pelas costas da zaga, achou Ewa Pajor que acelerou e finalizou para fora, mas logo depois também foi marcado posição irregular. Com o jogo ficando mais cadenciado no fim do primeiro tempo, ainda mais depois da saída da lateral Giulia Gwinn com lesão, nenhuma das equipes conseguiu converter as oportunidades, levando o empate para o intervalo.

Alemanha estreia com vitória sobre Polônia. (Foto: Reprodução / UEFA)

Se o primeiro tempo terminou em zero a zero, na volta para o segundo demorou apenas 5 minutos para a Alemanha abrir o placar. A jovem Jule Brand recebeu no lado direito a bola e conduziu para o meio até encontrar a posição perfeita para mandar uma bomba de fora da área e acertar no ângulo, sem chances para a goleira. Com o domínio quase completamente da bola, a Alemanha não deixava de marcar presença no ataque, mas ainda faltava sorte para concretizar de maneira efetiva no lance. Nas poucas chegadas, a Polônia conseguiu criar uma grande oportunidade quando Pajor recebeu a bola, driblou a marcação e finalizou para a defesa de Berger. Aos 65 minutos, em mais uma bola vindo dos pés de Brand, a atacante lançou para a área e encontrou Lea Schuller que subiu alto para cabecear pro fundo das redes, ampliando o resultado. Com a vantagem, a Alemanha apenas manteve o ritmo e o domínio da posse de bola, garantindo a vitória por 2 a 0.

Com os resultados, o grupo C tem como líder a Alemanha, seguido da Suécia com também 3 pontos.
O grupo D entra em campo no sábado (4), com País de Gales e Holanda se enfrentando às 13h, enquanto a França recebe a Inglaterra, às 16h.

Yasmin Queiroz
Setorista Vasco Feminino, Futebol Feminino Internacional e Handebol

Deixe um comentário

Top