A tarde deste sábado (5) foi marcada pelo fechamento da primeira rodada que contou com a derrota do estreante País de Gales contra a Holanda, enquanto a atual campeã, Inglaterra, sofreu um revés diante da França, ambos os jogos válidos pelo grupo D.
Holanda vence País de Gales em dia histórico para ambas as equipes
Pela primeira vez na história, País de Gales marcava sua presença na Euro e diante de sua estreia na competição precisou enfrentar a Holanda, uma seleção já experiente e campeã europeia. Começando a partida de forma acelerada, a equipe holandesa já nos primeiros minutos mostrava a superioridade em campo com uma finalização saindo dos pés de Jill Roord, que mais tarde viria a acertar a trave em um belo chute de fora da área. Apesar das chances criadas, a Holanda encontrava dificuldades para passar pela marcação defensiva baixa de Gales e quando furava o bloqueio acabava pecando nas finalizações. O gol tão buscado só foi sair nos acréscimos do primeiro tempo e, no lance em que abriu o placar, a capitã Vivianne Miedema pôde mostrar toda sua classe individual. Com dois cortes precisos com categoria, deixou a marcação com facilidade e finalizou com a frieza de quem conhece o caminho do gol. Com um chute alto e no ângulo, sem chance para a goleira, a atacante marcou não só um golaço, mas também aquele que seria o seu centésimo gol com a seleção, incendiando a torcida presente.

Na volta para o intervalo, as Leoas Laranjas logo ampliaram o placar aos 48 minutos. Danielle Van de Donk recebeu a bola pelo lado direito e observou a movimentação de Victoria Pelova na área, tocando no espaço vazio para a camisa 17 marcar o segundo. Minutos depois, após a cobrança de escanteio, Jackie Groenen aproveitou a sobra e soltou uma bomba que explodiu no travessão. Ainda pressionando no ataque, Pelova recuperou a bola e cruzou para a área, onde Esmee Brugts, com excelente leitura de jogo, surgiu de trás da marcação e finalizou de primeira, sem chances para a goleira. Com o domínio da posse de bola, a Holanda não saiu do ataque, criando oportunidades de gol e cadenciando o jogo. Perto do final do jogo, Lineth Beerensteyn chegou a marcar um belo gol, mas acabou sendo anulado por impedimento. Pouco depois, na tentativa de contra-ataque após um roubo de bola na posse da equipe galesa, Pelova disparou pelo lado esquerdo e encontrou Beerensteyn no meio campo que deu o passe para Chasity Grant finalizar, mas não contava com Lily Woodham tirando a bola em cima da linha e evitando o quarto gol. Mesmo tentando sair da partida com pelo menos um gol na histórica data, poucas oportunidades ofensivas País de Gales teve a chance de criar, sendo derrotada por 3 a 0.
Atual campeã da Euro, Inglaterra é derrotada pela França
O duelo entre a atual campeã europeia, Inglaterra, e uma França em busca de seu primeiro título de prestígio prometia ser o confronto mais eletrizante da primeira rodada — e desde os primeiros minutos, mostrava que seria. O primeiro lance de perigo surgiu logo aos 40 segundos, quando Lauren James apareceu na área e finalizou com perigo, mas a bola passou por cima do gol. Com o desenrolar do jogo, a posse de bola se equilibrou e a partida ganhou contornos mais disputados. Aos 15 minutos, Alessia Russo chegou a balançar as redes após aproveitar um rebote da goleira, mas o gol foi anulado por impedimento, confirmado após revisão da arbitragem. Após o susto inicial, a França como resposta assumiu o controle e tentou marcar o seu com Sakina Karchaoui, que recebeu um lançamento de Aline Sombath e arriscou de cobertura, percebendo a goleira inglesa adiantada, mas a bola foi para fora. Dominando o setor ofensivo, principalmente pelas laterais, Sandy Baltimore cruzou para área e na sobra Elisa De Almeida finalizou rasteiro para Hannah Hampton fazer uma grande defesa, mas já havia sido marcado posição irregular no lance. Apostando novamente nas jogadas pelos lados e explorando a fragilidade defensiva adversária, De Almeida recuperou a bola pela direita e acionou Delphine Cascarino, que disparou em velocidade. Na sequência, ela cruzou rasteiro para Katoto, livre de marcação, apenas completar para o fundo das redes e abrir o placar para as Les Bleues. Instantes depois, Baltimore apareceu mais uma vez, driblando a marcação para entrar na área e marcar o segundo, levando a boa vantagem para o intervalo.

Mantendo o ritmo rápido na volta para a etapa final, a França quase ampliou nos primeiros cinco minutos iniciais na jogada individual de De Almeida, mas a finalização foi para fora. Pouco depois, Beth Mead acabou errando o passe e dando de graça para a equipe francesa, com Grace Geyoro chutando para a defesa de Hampton. Buscando impor pressão ofensiva, a Inglaterra tentava reverter o resultado desfavorável, mas enfrentava dificuldades no último terço do campo, principalmente devido à sólida marcação da França. Por sua vez, as francesas mantinham a intensidade no ataque, em busca do terceiro gol, mas faltava eficiência no passe decisivo. Na reta final com bastante tensão, a Inglaterra reagiu somente aos 86 minutos com Keira Walsh finalizando forte para o fundo do gol, colocando fogo na partida. O empate quase saiu pouco depois com Michelle Agyemang, mas a goleira Peyraud Magnin fez uma grande defesa para salvar a seleção francesa. Nos minutos finais, a Inglaterra ainda esboçou mais uma reação de perigo, e teve sua última grande chance nos acréscimos com Georgia Stanway, que finalizou com perigo dentro da área. No entanto, Selma Bacha apareceu no momento certo para bloquear o chute e impedir o que seria o gol de empate das Lionesses, selando a vitória francesa.
Com os resultados, a Holanda se torna líder do grupo D, seguida da França em segundo, ambas com 3 pontos.
A segunda rodada já começa neste domingo (6), com Noruega enfrentando a Finlândia, às 13h, enquanto a anfitriã Suíça recebe a Islândia, às 16h.