Você está aqui
Home > Ação Social > Flamengo reúne clubes e atletas olímpicos em seminário sobre valorização da cultura negra no esporte

Flamengo reúne clubes e atletas olímpicos em seminário sobre valorização da cultura negra no esporte

Foto: Paula Reis / Flamengo

O Flamengo realizou na tarde desta terça-feira (18), no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), no Centro do Rio, um seminário sobre valorização da cultura negra no esporte, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A atividade integra as ações pelo Dia da Consciência Negra e reuniu representantes de Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo e Vasco, além de atletas olímpicos do clube. A apresentação foi conduzida por Emerson Santos, da Flamengo TV, e contou com a presença de dirigentes e autoridades municipais.

O primeiro painel, “Grandes Clubes, Grandes Responsabilidades”, debateu compromissos e desafios na agenda antirracista com representantes dos cinco clubes convidados, ao lado de Camila Nascimento, gerente de Responsabilidade Social do Flamengo. Na sequência, o painel “Relatos em Primeira Pessoa” trouxe as vivências da ginasta olímpica Lorrane Oliveira, do ala Gui Deodato e da judoca Giovanna Santos, em conversa mediada por Ingrid David sobre trajetórias, enfrentamento ao racismo e representatividade no esporte.

Foto: Paula Reis / Flamengo

O evento também teve o debate “Formação Antirracista no Esporte”, com profissionais da Cufa, da Secretaria Municipal de Cultura, do Ministério da Igualdade Racial e especialistas em educação e diversidade, que discutiram práticas e caminhos para ambientes esportivos mais inclusivos.

Em 2025, o Flamengo reforçou sua política antirracista ao incluir no Estatuto do Clube cláusulas específicas contra discriminação, prevendo punições como suspensão e expulsão de associados e rescisão de contratos. O clube também promoveu formações em letramento racial para atletas de diversas modalidades e educadores do projeto Jogaremos Juntos, em parceria com instituições como Cufa, ID_BR e a Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a vice-presidência de Responsabilidade Social, a iniciativa integra um movimento permanente de promoção da equidade e transformação social.

Deixe um comentário

Top