Você está aqui
Home > Esportes Radicais > Tatiana Weston Webb é primeira surfista do Brasil a garantir vaga nas Olimpíadas de 2020

Tatiana Weston Webb é primeira surfista do Brasil a garantir vaga nas Olimpíadas de 2020

Foto: Reprodução Instagram @tatiwest

As Olimpíadas de Tokyo, no Japão, estão se aproximando e as vagas já começam a ser preenchidas pelos atletas. Como já falamos por aqui, o surf será uma novidade nas competições em 2020, e já temos nossa primeira representante brasileira classificada. A surfista Tatiana Weston-Webb, de 23 anos, foi a primeira a conseguir uma vaga. Ela venceu a havaiana Coco Ho, no último domingo (20), nas oitavas de final da etapa de Peniche, Portugal, do Circuito Mundial do Surfe, e ficou entre as oito mulheres da elite do surf a se classificar para as Olimpíadas.

“Estou muito empolgada de poder representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e por ter sido a primeira classificação do meu país. É uma grande honra e nem sei muito o que dizer, mas tenho muito orgulho por representar o Brasil, que é onde nasci e onde está o meu coração, sem esquecer do lugar em que cresci e que realmente me fez a surfista que sou hoje”, disse a surfista. (Veja aqui a declaração completa de Tatiana sobre sua classificação)

Filha de mãe brasileira, a bodyboarder Tanira Guimarães, e pai inglês, o surfista Doug Weston-Webb, Tati nasceu em Porto Alegre, mas foi morar com a família no Havaí com apenas dois meses de idade : “Eu amo o Brasil, é minha segunda casa”, diz a surfista. No final de abril de 2018, a surfista, que já detinha dupla nacionalidade, fez um um pedido oficial às duas principais entidades do surfe, a International Surfing Association (ISA) e a World Surf League (WSL) para que pudesse representar o Brasil nas principais competições da modalidade. As entidades aprovaram a solicitação feita pela atleta, que agora carrega a bandeira verde e amarela, não só no coração, mas também na competições pelo mundo.

Outra brasileira que busca a classificação para a Olimpíada é a cearense Silvana Lima, atual número 12 do mundo. Cada país pode contar com até quatro representantes, sendo dois homens e duas mulheres. Na categoria masculina, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira disputam as outras duas vagas do Brasil. Os três também brigam pelo título mundial na WSL: Medina em primeiro, Toledo em segundo e Ítalo em quarto.

Ao todo, são 40 vagas para os surfistas do mundo todo nos Jogos Olímpicos, 20 mulheres e 20 homens.

Simone Saltiel
Simone Saltiel - Repórter Esportiva, Editora e Social Media

Deixe uma resposta

Top