Você está aqui
Home > Opinião > Top 10: Documentários de surf

Top 10: Documentários de surf

Fala galera!

Nessa quarentena os eventos esportivos estão fazendo muita falta, né? Por isso, andei pensando em um jeito de matar um pouco dessa saudade de alguma forma. E, já que estamos em casa procurando alternativas para nos entreter, resolvi indicar alguns documentários que considero imperdíveis, aos amantes do surf como eu, para maratonar. Então, se liga nessas dicas!

GABRIEL MEDINA

Assista ao trailer de Gabriel Medina

 O bicampeão mundial da WSL é o protagonista nesse documentário do Canal OFF com a HD Filmes. O filme mostra a história e a evolução do surfista brasileiro como pessoa e atleta. Tudo isso sob a ótica de familiares, amigos e grandes nomes do esporte. ‘Gabriel Medina’ traz imagens exclusivas do arquivo pessoal do atleta e de seus familiares, com registros feitos pelos próprios, mas que nunca haviam sido exibidos ao público. Aos fãs de Medina e do Brazilian Storm, indico o filme de olhos fechados! Disponível no Globoplay.

A FLY IN THE CHAMPAGNE

Assista ao trailer de A Fly In The Champagne

Documentário clássico, que todos os fãs de surf precisam conhecer! Afinal, dois dos maiores e mais influentes surfistas da história são os grandes protagonistas dessa produção: o, já falecido, Andy Irons e o 11x campeão mundial, Kelly Slater. Os dois estrelaram o filme no auge da maior rivalidade da história do surf. Andy e Kelly aceitaram o desafio e viajaram juntos para a Indonésia por 2 semanas, para as filmagens, que aconteceram em 2009. Com essas duas lendas do surf juntas no mesmo filme, nem preciso dizer o quanto vale a pena assistir! Disponível no Globosatplay e no Youtube.

ANDY IRONS: KISSED BY GOD

Assista ao trailer de Andy Irons: Kissed By God

Falando em Andy Irons, o filme “Kissed by God’ conta a história do tricampeão mundial em uma produção cinematográfica muito elogiada pela crítica. Andy, que é considerado um dos maiores surfistas da história e foi o maior “rival” de Kelly Slater, conquistou o mundo com um surf estiloso e poderoso ao mesmo tempo, além de seu jeito um tanto quanto temperamental, que marcou sua carreira. O filme retrata a história não contada de sua vida e ajuda a derrubar mitos associados a suas doenças ferozes, como o vício em opiáceos e o transtorno bipolar, que o fez batalhar até a morte contra demônios que afligem milhões de pessoas. Vale cada minuto em frente a tela! Disponível no Globosatplay e no Youtube.

VIEW FROM A BLUE MOON

Assista ao trailer de A View From A Blue Moon

O filme é considerado uma obra prima. Com certeza é um dos filmes de surf mais criativos já produzidos. O surfista havaiano John John Florence, que por três anos documentou as suas surf trips pelo mundo, se juntou ao diretor Blake Vincent Kueny e à produtora Brain Farm, famosa por super produções de snowboard, para construir esse projeto incrível. O filme reúne diversas imagens da vida de John John, a começar pela sua infância no Havaí, onde, unidas à imagens subaquáticas, ilustra a família Florence e seus amigos em seu habitat natural. Além dos irmãos de John John, o filme ainda conta com a presença de uma legião de surfistas renomados, como Bruce Irons, Matt Meola e Jamie O’Brien. Sem dúvida, mais uma produção incrível, que indico com muita segurança! Disponível no Globosatplay e no Youtube.

NERVOUS LAUGHTER

Assista ao trailer de Nervous Laughter

A história da enorme onda de Pe’ahi, em Jaws, no Havaí, com um olhar aprofundado sobre um grupo de surfistas. Albee Layer, Matt Meola, Dege O’Connell, Billy Kemper, Kai Lenny e Torrey Meister, equipe local e amigos de infância que continuam superando os limites de Jaws. “Nervous Laughter” foi rodado ao longo da temporada 2015/2016 do El Niño e traz a abordagem destemida do grupo para dominar uma das ondas mais ameaçadoras do planeta. A produção ganhou o prêmio de melhor documentário no Surfer Awards 2017, evento organizado pela Surfer Magazine. Portanto, uma excelente razão para seguir a dica e não deixar de assistir! Disponível no Red Bull TV.

UNDER AN ARCTIC SKY

Assista ao trailer de Under An Arctic Sky

O mini documentário acompanha a jornada de seis surfistas na costa da Islândia, em busca de ondas nunca antes arriscadas. A missão se tornou mais difícil, pois uma tempestade que seria a mais forte dos últimos 25 anos estava prestes a chegar. A produção, idealizada pelo fotógrafo Chris Burkard e o cineasta Ben Weiland, apresenta belas imagens das mais típicas paisagens islandesas e suas coloridas auroras boreais. É um filme muito interessante pra quem é fã de surf e até mesmo pra quem não é, mas adora uma boa aventura. Além disso, foi, ao lado do vencedor Nervous Laughter, um dos indicados ao Surfer Awards 2017, da Surfer Magazine. Então, fica claro, que, com toda certeza, vale os 40 minutos na frente da TV! Disponível no Red Bull TV e no Amazon.

STEPHANIE IN THE WATER

Assista ao trailer de Stephanie In The Water

Esse filme multipremiado em 2014, conta a história da australiana Stephanie Gilmore, que é simplesmente a maior surfista mulher da história. Stephanie ganhou o seu primeiro mundial aos 17 anos de idade e aos 22 já tinha 4 títulos mundiais (hoje, ela tem 7 títulos). Com um talento que parecia ser intocável, foi quando ela sofreu uma série de eventos violentos que ameaçaram terrivelmente sua série de vitórias. Esse documentário, mostra o lado competitivo da atleta e narra como o seu sentimento forte pelo surf e seu espírito livre a fizeram retornar aos pódios, além de mostrar quais são os custos de ser (na época) 5 vezes campeã mundial. História incrível da surfista, que faz valer o show! Disponível no Amazon e no site oficial do filme.

BETHANY HAMILTON: UNSTOPPABLE

Assista ao trailer de Bethany Hamilton: Unstoppable

O documentário conta a história da surfista havaiana Bethany Hamilton, patrocinada pela Rip Curl, que viu a sua vida mudar drasticamente ao perder o braço esquerdo aos 13 anos de idade, quando foi atacada por um tubarão-tigre de 4,5 metros enquanto surfava em casa, em Kauai, no Havaí. A noticia, que correu o mundo, rapidamente tornou Bethany uma das mais inspiradoras jovens surfistas do mundo, não só pela sua incrível história de sobrevivência, mas, acima de tudo, pela sua capacidade de enfrentar a adversidade e conquistá-la ao conseguir, em apenas um ano, voltar ao Championship Tour (CT), o circuito mundial de surf. Mais de uma década depois, Bethany, agora mãe e esposa, continua a inspirar legiões de fãs ao surfar as maiores ondas da sua carreira. Mais uma dica incrível para te inspirar! Disponível no Netflix.

MAYA GABEIRA: RETURN TO NAZARETH

Assista ao trailer de Maya Gabeira: Return to Nazareth

Em outubro de 2013, a surfista brasileira Maya Gabeira sofreu o pior acidente de sua vida nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal. Dois anos depois do grave ocorrido, a big rider carioca voltou a surfar naquele mesmo local, superando medos, traumas e inseguranças. Os bastidores dessa superação, pouco conhecidos, diferentemente do acidente que tomou conta da imprensa mundial, são mostrados nesse pequeno documentário. Maya, sem dúvida, é uma das atletas que mais gosto de acompanhar, por toda sua garra e determinação. Portanto, esse é mais um filme que indico de olhos fechados! Disponível na Red Bull TV.

RIDE TO THE ROOTS: ADRIANO DE SOUZA

Ride To The Roots – Adriano De Souza

From Guarujá grom to world champion, this is Adriano de Souza’s story: win.gs/RideToTheRoots-AdrianoDeSouza

Publicado por Red Bull Surfing em Domingo, 10 de junho de 2018
Assista ao trailer de Ride To The Roots

Esse é um mini documentário, de apenas 30 minutos, mas com um conteúdo muito legal. O filme, da série Ride to the Roots, produzido pela Red Bull TV, volta às origens do campeão mundial de 2015, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho. Do pessoal ao profissional, a trama passa pela intimidade do atleta e da pessoa que é Adriano de Souza. De forma sensível, a produção retrata essa história de uma jornada de vida emocionante, que vai além do esporte profissional. Mais uma dica super legal aos fãs do Brazilian Storm! Disponível no Red Bull TV.

Espero que tenham curtido meu Top 10 de documentários para relaxar um pouco nesse momento tão difícil que estamos vivendo! Em breve, apareço aqui novamente com mais dicas maneiras do mundo do surf!

Então, faça a sua pipoca, se acomoda no sofá e boa maratona!

Deixe uma resposta

Top