Você está aqui
Home > Esportes Olímpicos > Basquete > A bola laranja voltou a subir no Rio

A bola laranja voltou a subir no Rio

Campeonato Estadual de Basquete começa com 5 equipes e protocolo de segurança

Foto: Luciana Zogaib

O Campeonato Carioca de Basquete 2020 começou nesta segunda-feira (28), com duas partidas. Abrindo a competição, a reedição das últimas duas finais do Carioca Amador, o Niterói Basquete venceu o Municipal VietSmile por 67 a 59. Posteriormente, o favorito ao décimo quinto título consecutivo, Flamengo enfrentou o Clube Desportivo Atitude, o estreante da competição.

A competição é curta e conta com cinco times jogando em cinco rodadas, um time folga a cada rodada. Ao final da fase de grupos, os quatro melhores avançam para a semifinal, no sábado (3), e a final acontece no dia seguinte, encerrando a competição.

Com apoio do Hospital Geral do Ingá (HGI) e visando garantir a segurança dos atletas, comissões técnicas, colaboradores, oficiais de arbitragem e demais envolvidos na competição, a FBERJ criou um protocolo com 22 pontos. Os dois primeiros tópicos já eram  conhecidos por todos, a proibição de torcedores nas partidas e a adoção de protocolos de prevenção por todos os times. Os principais pontos que podem ser destacados deste protocolo são: todos os participantes deverão responder uma vez por semana o relatório epidemiológico fornecido e gerenciado pela FBERJ, cada um realizará dois testes rápidos e um teste molecular RT-PCR e o mínimo de aglomeração durante o evento.

A grande expectativa da noite era pela estréia do time rubro-negro que retornou as quadras após seis meses e venceu o Atitude por 114 a 37. O cestinha da partida foi Chuzito, com 16 pontos.

Foto: Paula Reis/CRF

Maior campeão estadual, o Flamengo busca seu 46º título carioca e é favorito. O time venceu todos os campeonatos desde 2005. Um histórico oposto ao do Atitude. O time de Piedade, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, surgiu de um projeto social e pela primeira vez montou uma equipe adulta para a disputa do Carioca.

Ao fim da partida o técnico Gustavo De Conti falou sobre a importância da participação do Flamengo no Campeonato Estadual.

Técnico Gustavo de Conti na coletiva pós-jogo

Apesar da ausência de público no ginásio, os torcedores podem acompanhar os jogos por meio da internet. Os jogos do Flamengo estão sendo transmitidos pelo canal oficial da FLA TV. Por outro lado,  os jogos do Tijuca T.C., Niterói Basquete, Club Municipal/VeitSmile e Desportivo Atitude/ORBISPHARMA serão passados no canal oficial da federação, a FBERJ play.

Deixe uma resposta

Top