Você está aqui
Home > Outros > Projeto Social Guanabara completa 15 anos com 1.500 crianças assistidas e uma atleta convocada para a seleção de Beach Soccer

Projeto Social Guanabara completa 15 anos com 1.500 crianças assistidas e uma atleta convocada para a seleção de Beach Soccer

Anderson Ribeiro, Diretor, vê no projeto a oportunidade para que muitas crianças tenha um futuro promissor

Há 15 anos, o Projeto Social Guanabara já atendeu mais de 1.500 meninos e meninas de nove a 17 anos dos bairros de Água Santa e Praça Seca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e do município de Mesquita, na Baixada Fluminense. Atualmente, cerca de 150 alunos fazem aulas de futebol 3x por semana.

Anderson Ribeiro à esquerda ao lado de Ana Beatriz, no início da carreira.

Esses jovens atletas já disputaram competições como a Copa Sino e a Liga BR, torneio que conta com a participação de times cariocas tradicionais como Olaria, Ceres e Bangu. Dentre tantos olhos ávidos por uma carreira profissional no esporte, Ana Beatriz, 26 anos, ex-aluna do Projeto, esteve entre as atletas convocadas para a Seleção Brasileira de Beach Soccer e isso é uma inspiração para as novas meninas.

“Sem o Projeto Guanabara eu nunca encontraria a minha paixão pelo esporte. Através dele, eu pude ter o prazer de desfrutar de inúmeras conquistas, como, representar os maiores clubes do Rio de Janeiro, ser convocada para seleção brasileira de campo sub17 e atualmente ser campeã Intercontinental pela seleção de Beach Soccer”, conta Ana Beatriz, que começou no Guanabara com 11 anos.

Campeã Intercontinental com a Seleção Brasileira de Beach Soccer em agosto de 2021

Anderson Ribeiro, diretor do projeto Guanabara, se diz orgulhoso sobre como é ver de perto a evolução de cada criança: “Me sinto orgulhoso com a evolução de cada atleta, e me sinto retribuído por tudo que o Sr. Lorival e Sr. João fizeram por mim. A Ana Beatriz, por exemplo, sempre foi uma atleta dedicada, por isso chegou à seleção brasileira”, comenta lembrando dos dois idealizadores do projeto, Srs. João e Lorival, ambos falecidos e ex-moradores do condomínio Guanabara.

“O Projeto Guanabara mudou minha vida, porque alguns conhecidos entraram para a vida do crime e também está mudando muitas vidas dos jovens do subúrbio carioca”, afirma Anderson Ribeiro, que segue levando a chama do Seu João e Seu Lorival à nova geração do condomínio. O exemplo de que participar de uma iniciativa como essa pode mudar completamente a vida de uma criança é um fio de esperança para Ana Beatriz, ‘vejo o projeto como um propulsor na vida dos participantes, mesmo que não se tornem atletas profissionais, eles podem levar os ensinamentos aprendidos e vínculos sociais para o resto da vida.”

Para apoiar ou participar do Projeto, basta entrar em contato com Anderson Ribeiro (97004-3097) ou pelo Instagram: @guanabarafc90.

Luciana Zogaib
Jornalista e locutora esportiva

Deixe uma resposta

Top