O primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Botafogo e Guaraní do Paraguai aconteceu na quarta-feira (2), no estádio Nilton Santos. A partida foi finalizada com 2 a 1 no placar para o time da casa.
Para a partida, estavam indisponíveis os jogadores Patrick de Paula, Rafael, Luís Henrique e Gabriel Pires. Em campo, quem saiu na frente foram os visitantes paraguaios, com o gol de Romeo Benítez. A equipe adversária ainda colocou a bola da rede mais uma vez com o camisa 7, Santander, mas o gol não foi válido devido ao impedimento do jogador no lance.
A melhor chance do Botafogo até o momento tinha sido com Marlon Freitas, em seu chute que parou no travessão. Assim, o primeiro tempo terminou com placar de 1 a 0 e a pressão sobre o Botafogo para a próxima etapa.
A virada do Glorioso ocorreu no segundo tempo, com gols de Hugo e de Tiquinho Soares. A entrada de Tiquinho, Matias Segovia e Philippe Sampaio movimentaram o jogo. Com nova proposta em campo, o empate veio de uma cobrança de escanteio. A defesa tentou afastar a bola, mas ela acabou parando nos pés do lateral-esquerdo Hugo. O camisa 16 dominou e chutou de fora da área para fazer um golaço.
Se no primeiro tempo o Guaraní deu mais trabalho a Lucas Perri, Adryelson e Cuesta, após o intervalo as chances foram maiores para a equipe botafoguense. O segundo gol do jogo veio da falta cometida com o intuito de parar a jogada de Júnior Santos dentro da área. A penalidade máxima foi marcada pela arbitragem e Tiquinho converteu para concretizar a vitória por 2 a 1 contra os paraguaios.
Na competição, o Botafogo disputou 9 jogos e contabiliza 4 vitórias e 5 empates até o momento. O alvinegro sofreu 7 e marcou 15 gols: Eduardo (2), Tiquinho Soares (3), Victor Sá (2), Marlon Freitas, Janderson, Tchê Tchê, Carlos Alberto, Adryelson, Gustavo Sauer, Luís Henrique e Hugo marcaram os gols alvinegros nesta edição.
O resultado desta partida garantiu aos alvinegros a vantagem do empate no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira (9). Antes disso, o Glorioso enfrenta o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro no domingo (6).