
Neste domingo (01), o Vasco viajou até a Baixada Santista para enfrentar o Santos, um adversário direto na disputa para a permanência na série A. O Santos levou a melhor no duelo, pois soube aproveitar as oportunidades e construir o placar.
O primeiro tempo foi bem movimentado e quem começou dominando a partida foi o Vasco, mas, aos 10 minutos, Marcos Leonardo caiu dentro da área após toque de Puma Rodriguez. Em campo, Anderson Daronco mandou o lance seguir, mas após comunicação o VAR solicitou a checagem do lance.
Após a revisão, Daronco marcou o pênalti para a equipe Santista, e, aos 14 minutos, o próprio Marcos Leonardo cobrou e marcou o primeiro gol da partida. O goleiro Léo Jardim até acertou o canto, mas não conseguiu fazer a defesa.
Apesar do gol, a equipe vascaína não se abalou, seguiu com mais posse de bola e, aos 30 minutos, conseguiu empatar a partida. Vegetti roubou a bola e passou para Gabriel Pec, que avançou em velocidade até a área e devolveu pra o centroavante chegar finalizando e igualando o placar. Mesmo com mais posse de bola e com maior domínio da partida, no final do primeiro tempo, em momentos de desatenção, o Santos conseguiu virar o placar e ir para o intervalo com dois gols de diferença.
Aos 45 minutos, em cobrança de escanteio de Soteldo, a bola desviou em Dodô na primeira trave e sobrou para o volante Rincón, que marcou o segundo do Santos na partida. E apenas dois minutos depois, aos 47, em contra-ataque de Jean Lucas em velocidade tocou para Marcos Leonardo que chegou chutando de primeira, abrindo vantagem de 3 a 1.
O segundo tempo começou agitado, e logo aos 4 minutos, Marcos Leonardo marcou mais um gol para o Peixe, porém, após checagem, o gol foi anulado por impedimento. Mas isso não abalou a equipe Santista, que continuou indo para cima do Cruz-Maltino. Aos 9 minutos, uma confusão generalizada, após Soteldo durante jogada de ataque, provocar os jogadores adversários pisando na bola, Sebastián Ferreira chegou forte, empurrando o jogador santista.
Após a confusão, Anderson Daronco distribuiu cartões para os atletas das duas equipes, tendo no total 3 jogadores expulsos, Lucas Lima, Medel e Rodrigo Fernández, e 3 jogadores com cartão amarelo, Soteldo, Sebastián e João Paulo. E após 8 minutos de paralização, o jogo foi reiniciado.
O Vasco se perdeu em campo, após a confusão ficou mais difícil e demonstrou mais falta de psicológico dos atletas. O Santos aproveitou a oportunidade para ampliar ainda mais o placar e, aos 29 minutos, Soteldo decretou a goleada Santista.
Em contra-ataque, que o goleiro Léo jardim estava adiantado e conseguiu fazer a defesa com as pernas de fora da área em um chute de Marcos Leonardo, a bola sobrou para Rincón, que encontrou Soteldo melhor posicionado e de perna direita chutou cruzado, marcando o quarto gol do Santos na partida.
Ainda tinha muito jogo pela frente, mas o Vasco se desorganizou e chegou pouco ao ataque e foi o Santos que conseguiu as melhores chances para ampliar ainda mais o placar. Mas nem o Peixe e nem o Cruz-Maltino foram eficazes nas últimas finalizações. Em uma tarde que tudo deu errado para o Vasco, o jogo terminou com a goleada de 4 a 1 para o Santos.
Com o resultado, o clube santista chegou aos 27 pontos e saiu da zona de rebaixamento, enquanto o Vasco se manteve com 26 pontos, mas é o primeiro time do Z4, pois o Goiás empatou com o Botafogo na noite de segunda-feira (02) e está com 1 ponto a mais que o Cruz-Maltino.
O próximo jogo do Santos é o clássico contra o Palmeiras, no domingo (08) às 16h, na Arena Barueri. Enquanto o Vasco retorna ao Rio de Janeiro e se prepara para receber o São Paulo, em São Januário, no sábado (07) às 18h30. As duas partidas são válidas pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.