Por Diana Pires e Bruna Ferreira
O Flamengo está classificado para a decisão do Campeonato Carioca 2024 pelo sexto ano consecutivo. Isso porque empatou com o Fluminense em 0 a 0 no Maracanã, na noite de sábado (16), pelo jogo da volta da semifinal da competição. Na primeira partida, o Rubro-Negro venceu o Tricolor por 2 a 0.
Com desfalques importantes, como Cano e Ganso, Fernando Diniz precisou improvisar nas mudanças da equipe titular. A partida teve início com chances de perigo para as duas equipes, mas a equipe do técnico Tite administrou bem a vantagem do jogo de ida, apostando em jogadas com Pedro e Arrascaeta. Diferente do primeiro jogo, o tricolor conseguiu avançar mais para o campo de ataque e no controle da posse de bola, mas não foi efetivo ofensivamente.
A polêmica do jogo ficou por conta do gol anulado do Flamengo. Pedro marcou ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, mas o árbitro Wagner Nascimento Magalhães viu falta na origem do lance após análise pelo VAR.
Na volta o intervalo, o técnico Fernando Diniz investiu nas substituições para deixar a equipe mais ofensiva, já que precisava sair mais para o jogo e buscar o resultado, enquanto o Flamengo adotou uma postura mais defensiva, reforçando suas linhas de marcação e apostando nas jogadas de contra-ataque. A melhor chance do tricolor aconteceu logo no início da etapa final, com a finalização de Renato Augusto. Em seguida, a partida ficou truncada e sem chances claras de gols para ambas as equipes.
Com a vantagem no placar agregado, o Flamengo avançou para a final da competição para enfrentar o Nova Iguaçu, com o jogo de ida previsto para acontecer no próximo dia 31 de março, após a Data FIFA.