
No jogo que abriu a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, na última sexta, 3, Fluminense e Grêmio ficaram no 2 a 2, no Maracanã. O tricolor carioca saiu atrás no placar, conseguiu a virada, mas um pênalti a favor dos gaúchos nos acréscimos, deixou tudo igual. Jhon Arias e Kauã Elias marcaram para o Flu, e Braithwaite e Reinaldo para o tricolor gaúcho.
O jogo marcou a volta de Thiago Silva, que se recuperou de uma lesão no calcanhar esquerdo. O zagueiro não atuava desde Setembro. O primeiro tempo foi bastante movimentado, com boa marcação da equipe gaúcha que conseguiu abrir o placar em uma jogada de contra-ataque, aos 25 minutos. Reinaldo bem posicionado, finalizou forte em direção ao gol. O chute parou na boa defesa de Fábio, mas no rebote, Braithwaite colocou a bola no fundo da redes, colocando os visitantes a frente no placar. O Fluminense não se abateu com o gol sofrido e passou a ser mais ofensivo, logo na sequência, Lima recebeu bom passe de Kauã Elias e ficou cara a cara com Marchesín, que fez ótima defesa. As boas investidas deram resultado e o empate veio aos 42 da primeira etapa. Arias recebeu passe de Ganso dentro da área, dominou e finalizou no contrapé de Marchesín.
O Flu voltou para o segundo tempo ainda mais presente no campo de ataque, criando boas chances e pressionando a defesa do Grêmio. Os bons lances em sequência vieram de Keno, Arias, Kauã Elias aproveitado o erro na saída de bola do time gaúcho. Mas aos 20 minutos, na cobrança de escanteio de Lima, Elias dessa vez finalizou de cabeça para virar o jogo no Maracanã. Na sequência, os visitantes quase chegaram ao empate, na cabeçada de Cristaldo, mas Thiago Santos salvou também de cabeça. O Flu ainda teve ótima chance de ampliar, no lance de Nonato, que entrou na segunda etapa. O volante recebeu passe de Cano e sozinho finalizou em cima do goleiro gaúcho. Já aos 45 minutos, Mano estava preparado para colocar Marcelo no lugar de Lima, mas um desentendimento na beira do campo com o lateral, fez o técnico desistir da substituição e colocar John Kennedy na partida. A arbitragem deu 8 minutos de acréscimo e aos 49, Fábio cometeu pênalti em cima de Nathan Fernandes. Diante de muitas reclamações dos jogadores do Fluminense, o árbitro seguiu com a decisão. Reinaldo converteu a cobrança e deixou tudo igual novamente. Felipe Melo foi expulso do banco de reserva devido aos fortes protestos diante da marcação do pênalti.
O empate foi um resultado ruim para ambas as equipes, que seguem em alerta na luta contra o rebaixamento. O Fluminense é o 13º colocado com 37 pontos e o Grêmio com 39, está em 11º lugar. A equipe de Mano Menezes volta a campo na próxima sexta-feira, 8, para enfrentar outro adversário do Sul, dessa vez será o Internacional, fora de casa.