Você está aqui
Home > Fórmula 1 > Mesmo fora do pódio, Verstappen conquista o tetracampeonato em Las Vegas

Mesmo fora do pódio, Verstappen conquista o tetracampeonato em Las Vegas

Foto: Mark Thompson/Getty Images

Na madrugada deste domingo (24), ocorreu o GP de Las Vegas, e, apesar da grandiosa vitória de George Russell e da dobradinha da Mercedes, Max Verstappen conquistou seu quarto título mundial na Fórmula 1. Mesmo terminando a corrida em quinto lugar, o piloto holandês assegurou o campeonato faltando ainda duas etapas para disputar.

George Russell conseguiu a liderança sem grandes ameaças, o piloto da Mercedes foi ultrapassado por Leclerc, mas conseguiu retornar à ponta e construir uma vantagem sólida de 10s sobre os pilotos. Na vice-liderança, Leclerc, Pérez, Verstappen e Hamilton revezavam.

Hamilton largou em décimo lugar e levou nove voltas para ultrapassar os outros pilotos. Primeiro passou por Hulkenberg e Piastri. O heptacampeão ultrapassou Péres e não demorou para se aproximar de Charles Leclerc. O britânico da Mercedes passou Max na volta 32, quando Leclerc foi para os boxes e, com isso, assumiu a vice-liderança.

Hamilton voltou ao pódio após sete corridas, desde sua vitória na Bélgica, em julho. Ele e seu companheiro de equipe, George Russell, que teve sua segunda vitória em 2024 e a terceira em sua carreira. Ambos conquistaram juntos a 60ª dobradinha da história da Mercedes.

Max Verstappen e o título

Verstappen começou a corrida com uma série de resultados em seu favor. Norris não poderia pontuar mais do que três pontos dele. Leclerc e Norris abriram a janela de pit stop na volta 10, com isso, Max fez sua troca duas voltas depois e não demorou para recuperar sua posição.

O holandes viu a diferença para o líder Russell ir crescendo e fez o seu segundo pit stop na volta 28, repetindo a estratégia com os pneus duros. O piloto da Red Bull voltou na frente Hamilton, mas foi ultrapassado pelo veterano na volta 31.

Norris bem que tentou se aproximar, o piloto da McLaren parou nos boxes na penúltima volta para tentar estratégia de pneus macios e fazer a volta mais rápida, mas não conseguiu avançar e sair da sexta colocação. O ponto extra não foi o suficiente para evitar o título de Verstappen.

Max cruzou a linha de chegada em quinto lugar, aumentando sua vantagem na tabela e contando com a prova fraca do rival Lando Norris, que não conseguiu sair do sexto lugar. Com isso, o holandês se iguala a Sebastian Vettel e se torna o mais novo tetracampeão.

A McLaren ainda pode ser campeã de construtores pela primeira vez em 26 anos. O time segue líder do Mundial de equipes, com 608 pontos, 24 pontos a mais que a vice-líder Ferrari.

Agora, a Fórmula 1 volta no dia 29 de novembro até 1 de dezembro, para a penúltima etapa da temporada de 2024.

Beatriz Carvalho
Setorista Fluminense Feminino, Futebol Paulista e Fórmula 1

Deixe uma resposta

Top