
Depois de um ano sabático longe das competições, Filipe Toledo está de volta à elite do surfe mundial. O brasileiro, bicampeão consecutivo em 2022 e 2023, optou por dar uma pausa na carreira para aproveitar a família e acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Quinze meses depois, ele retorna ao Championship Tour (CT) da WSL como o surfista mais condecorado do circuito.
“Estou feliz. Deu tempo para sentir saudades, renovar o fogo para competir e me dedicar a mais um ano fazendo o que eu sei. Estou preparado, mas não vou voltar me cobrando o título. Quero me divertir, passar pelo corte e curtir o ano com dedicação e treinamento no nível máximo”, afirmou Filipinho.
Durante o período sabático, Toledo se dedicou à vida familiar e à paternidade. Ele relatou o impacto positivo dessa pausa em sua vida pessoal.
“Eu não estava presente no nascimento dos meus dois filhos, então senti que precisava correr atrás do tempo perdido. Em 2024, dediquei meu ano a eles e pude cuidar do ‘Filipe pessoa’, sendo um pai melhor. Isso me trouxe muita paz”, refletiu.
John John Florence retorna como wildcard em Pipeline
Enquanto Filipinho volta ao circuito completo, o havaiano John John Florence, bicampeão mundial, aceitou um convite da WSL para competir como wildcard na etapa de Pipeline, realizada em seu país natal. John John, que havia anunciado seu afastamento do CT, agora planeja competir de forma seletiva, com foco em retornar ao circuito completo em 2026.
“Decidi me concentrar no surfe de uma maneira diferente este ano. Quero explorar novas ondas e traçar novas linhas. Competirei em Pipeline e volto com força total em 2026 para buscar outro título mundial”, declarou.

A entrada do havaiano alterou o chaveamento do round 1 masculino em Pipe. Ele enfrentará o brasileiro Ian Gouveia e o havaiano Eli Hanneman na terceira bateria, enquanto outros três duelos têm participação de surfistas brasileiros.
Confrontos do round 1 em Pipeline
Masculino:
- Yago Dora (BRA) x Seth Moniz (HAV) x Edgard Groggia (BRA)
- Ethan Ewing (AUS) x Matthew McGillivray (AFS) x Jackson Bunch (HAV)
- John John Florence (HAV) x Ian Gouveia (BRA) x Eli Hanneman (HAV)
- Filipe Toledo (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Alejo Muniz (BRA)
- Ítalo Ferreira (BRA) x Samuel Pupo (BRA) x Kelly Slater (EUA)
- João Chianca (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Marco Mignot (FRA)
Feminino:
- Tatiana Weston-Webb (BRA) x Sally Fitzgibbons (AUS) x Luana Silva (BRA)
- Caroline Marks (EUA) x Bella Kenworthy (EUA) x Nadia Erostarbe (BAS)
- Caitlin Simmers (EUA) x Isabella Nichols (AUS) x Moana Jones Wong (HAV)
- Molly Picklum (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Vahine Fierro (FRA)