Estados Unidos conquista o campeonato nos pênaltis

A She Believes Cup aconteceu no último final de semana, nos Estados Unidos, entre os dias seis e nove de abril, contando com a participação de quatro seleções femininas: Estados Unidos, anfitriãs do torneio, Canadá, seleção campeã da olimpíada de Tóquio 2020, Japão e Brasil; e serviu de preparação para as Olimpíadas de Paris, em julho. O campeonato contou com duas semifinais, ambas realizadas no sábado.
Na tarde de sábado (6), o Estados Unidos venceu o Japão por 2 a 1, com gols de Jaedyn Shaw e Lindsey Horan pelos EUA e Kiko Seike pelo Japão, garantindo vaga na final do torneio. Já o Brasil enfrentou o Canadá e empatou por 1 a 1, com gols da canadense Vanessa Gilles e da brasileira Tarciane, mas perdeu por 4 a 2 nos pênaltis.
Disputando o terceiro lugar, Brasil e Japão se enfrentaram em Ohio na terça-feira (9). No tempo normal, Cristiane empatou o jogo aos 25 minutos do primeiro tempo, levando a partida para os pênaltis. O destaque foi para a goleira Lorena, que, além de defender um pênalti no tempo regulamentar, defendeu mais três na disputa final. As japonesas não converteram nenhum gol, enquanto pelo Brasil Cristiane, Tarciane e Angelina fizeram os seus, garantindo a vitória brasileira por 3 a 0.

Na entrevista coletiva, o técnico Arthur Elias afirmou que tem a certeza do caminho bom que a Seleção Brasileira está, e que sua lista de opções de atletas para as Olimpíadas de Paris está cada vez maior. “O Brasil mostra hoje, ainda que com pouco tempo de trabalho, com muitas trocas que venho fazendo, promovendo estreias de jogadoras, retomada de outras e dando oportunidade para muitas atletas, que mantêm um nível de competitividade contra grandes seleções”, disse.
Além disso, Arthur também parabenizou a goleira brasileira pela atuação. “A gente colocou a no jogo sem levar nenhum tipo de responsabilidade maior para ela e para que ela desfrutasse do jogo de hoje. Acho que ela fez isso muito bem, com os quatro pênaltis que ela conseguiu defender”, concluiu o recente treinador da Seleção.

A própria Lorena também comentou sobre sua campanha no torneio, que marcou sua primeira vez na Seleção com Arthur Elias, depois de ter ficado um ano longe dos gramados por conta de uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. “Durante a minha carreira eu sempre tenho muita felicidade nesse momento de pênalti, consigo ser bem decisiva. Eu estou muito feliz, essas defesas são frutos de um trabalho que venho fazendo há muito tempo para poder voltar bem”.
Olimpíadas de Paris
Também na terça, foi revelado o primeiro adversário da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Paris. Vencendo o Pré-Olímpico da África, a Nigéria conquistou a vaga restante no grupo C e marcou seu confronto com o Brasil. Arthur Elias afirmou que é um grupo bastante forte no que se trata de desempenho recente, e que o Brasil pegou as seleções mais fortes de cada pote no sorteio.
O duelo entre Brasil e Nigéria será no dia 25 de julho, em Bordeaux, e, em seguida, no dia 28, o Brasil enfrenta novamente o Japão. Fechando o grupo, a Espanha é o último adversário da fase de grupos, no dia 31.