Você está aqui
Home > Jogos Pan-Americanos > Brasil obtém melhor desempenho da história no Pan 2019

Brasil obtém melhor desempenho da história no Pan 2019

Delegação brasileira quebra recorde no Pan 2019. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

20 arenas, 61 modalidades, 41 países, 39 esportes, 400 provas, 22 modalidades e aproximadamente 6680 atletas: esses são os números do Pan-Americano de Lima que se encerrou neste domingo (11). A delegação brasileira trouxe muita alegria ao país e ficou na segunda colocação, subindo ao pódio 171 vezes, sendo 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. O Brasil terminou sua participação quebrando vários recordes.

Pela primeira vez na história de Pan, a delegação brasileira conquistou 55 medalhas de ouro, três a mais que na edição de 2007 – realizada no Rio de Janeiro. Além disso, terminou a competição em 2º lugar, atrás apenas dos EUA, repetindo o feito de 1963, no Pan de São Paulo.

Com menos de 500 atletas em sua delegação (número menor que nas últimas 3 edições), o Brasil se destacou muito mais em esportes individuais do que nos coletivos. No total, 41 modalidades garantiram medalha no Pan de Lima. Já de olho nas Olimpíadas, garantiu lugar em 7 modalidades: handebol, hipismo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis, pentatlo e vela.

Não só as 171 medalhas trouxeram felicidade ao Brasil, mas também as conquistas inéditas. Badminton, Boxe, Taekwondo, Patinação e Triatlo, Pelota Basca, Saltos Ornamentais e dobradinha na Ginástica foram destaques.

CONQUISTAS INÉDITAS EM DIVERSAS MODALIDADES

No Badminton, Ygor Coelho – o primeiro brasileiro a disputar os Jogos Olímpicos, em 2016, e a vencer o Pan-Americano – conquistou o ouro em Lima, para alegria de seu pai, Sebastião, fundador do projeto social Miratus.
Coelho venceu o canadense Brian Yang por 2 sets a 0 e garantiu o primeiro ouro brasileiro no esporte em Jogos Pan-Americanos.

Ygor Coelho (Brasil), medalha de ouro no individual masculino do badminton nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Na patinação, a jovem Bruna Wurts, de apenas 18 anos, trouxe a medalha de ouro inédita para o país nos Jogos Pan-Americanos. Ao som de “Summer of’42 ”, de Michel Legrand, Bruna venceu sua principal concorrente: a argentina Giselle Soler. A brasileira já havia quebrado um recorde, em 2018, ao ser a primeira brasileira campeã dos Jogos Sul-Americanos de Cochamba, na Bolívia.

No boxe, Beatriz Ferreira quebrou o jejum de 12 anos do país após conquistar a medalha de ouro na categoria até 60 kg feminina. Bia derrotou Dayana Erika Sanchez por pontos (10 a 9, 10 a 9 e 10 a 9 – 30 a 27 no total). A última douradinha havia sido de Pedro Lima nos jogos Pan-Americanos 2007.

O triatlo ficou marcado por ser a modalidade, em 2019, a conquistar as duas primeiras medalhas para o Brasil. Com direito a dobradinha, Luisa Baptista e Vittoria Lopes garantiram medalha de ouro e prata, respectivamente. Luisa alcançou o tempo de 2h00m55s e Vittoria o de 2h01m27s.

No taekwondo, o Brasil alcançou sua melhor marca fazendo história na categoria. Milena Titoneli, de apenas 20 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria até 67 kg e se tornou a primeira mulher a ser campeã da modalidade. O Brasil terminou o campeonato com sete medalhas no taekwondo: dois ouros, duas pratas e três bronzes.

A ginástica trouxe uma dobradinha inédita: Caio Souza com ouro e Arthur Nory garantindo a prata. Além da dobradinha, o feito inédito do primeiro pódio brasileiro na história da ginástica em Pan. Caio somou 83,500 e Nory, 82,950. A modalidade é composta pelas categorias Solo, Cavalo, Argolas, Salto, Paralelas e Barra fixa.

Nos saltos ornamentais, uma conquista jovem: Isaac Souza, 20, e Kawan Pereira, 17, entraram na história sendo a primeira dupla nacional a ficar entre as três melhores da disputa em todos os tempos. Os jovens faturaram a medalha de bronze na prova da plataforma sincronizada de 10 m masculino.

A pelota basca começou com o pé direito; ou seria com a mão direita? Logo na primeira vez a ter um representante na modalidade, Felipe Otheguy – francês naturalizado brasileiro – conquistou o bronze por 2 sets a 0 – parciais de 10/6 e 10/3 – na categoria frontón manual, onde o jogador rebate a bola com as mãos.

Na maratona aquática, ouro feminino. Ana Marcela Cunha que apesar de ser multicampeã das águas abertas, nunca tinha conquistado uma medalha no Pan. A atleta já havia competido duas outras edições, mas foi em Lima que conquistou seu primeiro pódio e com direito a douradinha. O pódio da prova dos 10km recebeu também a brasileira Viviane Junglut que garantiu o bronze.

ESPORTES CONSAGRADOS

Em esportes mais consagrados pela delegação brasileira, como natação, vela e handebol, o Brasil deixou mais uma vez sua marca. Na natação foram 10 medalhas de ouro e um total de 30 medalhas; A vela conquistou 5 títulos em 11 possíveis; O atletismo garantiu 6 ouros e Ginástica (Artística e Rítmica) levou 5 douradinhas. As meninas do handebol fizeram bonito e conquistaram o hexacampeonato.

Brasil 31 x 20 Argentina. Final do handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

CURIOSIDADES E SUPERAÇÕES

Alison Brendon, o Piu, dos 400m com barreiras superou seu melhor tempo da carreira: 48s45. A superação não foi só nas pistas: aos 10 meses sofreu uma queimadura de terceiro grau que traz cicatrizes até hoje. Aos 14 anos, Alison disse a sua mãe que seria campeão e 5 anos depois, deu orgulho não só a ela, mas a uma nação inteira.

Já no stand up paddle wave, Nicole Pacelli faturou o bronze; mas engana-se quem achou que ela estava sozinha nessa. Nicole está grávida de três meses e optou em não revelar antes da competição com medo de julgamentos. Já podemos dizer que temos um bebê medalhista.

A cerimônia de encerramento trouxe a campeã de Judô, Rafaela Silva, como porta-bandeira da delegação Brasileira.

Com vagas conquistadas ao longo do ano e também no Pan-Americano de Lima 2019, o Brasil chega a 104 vagas confirmadas para as Olimpíadas de Tóquio 2020:  18 atletas no futebol feminino, 12 rugby feminino, 12 vôlei feminino, 12 vôlei masculino, 14 hand feminino, 12 natação (revezamentos 4x100m e 4x200m livre, e 4x100m medley), 1 água aberta, 10 vela, 1 pentatlo, 9 atletas no hipismo, 1 tênis, 1 tênis de mesa e 1 tiro com arco.

Por: Marina Damas

Deixe um comentário

Top