
Em duelo para fugir do Z-4, Grêmio e Fluminense se enfrentaram no último domingo, 30, em Caxias do Sul, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor gaúcho venceu por 1 a 0, com gol marcado por Gustavo Nunes e complicou ainda mais a vida do tricolor carioca na competição.
O primeiro tempo foi morno, com os donos da casa melhores na partida, dominando as ações, apesar das dificuldades apresentadas nas finalizações. Pepê e Reinaldo tentaram chutes de longa distâncias, mas que pararam nas defesas de Fábio e na sequência, Pavon teve duas boas oportunidades para colocar o Grêmio na frente do placar, mas desperdiçou mandando a bola por cima do gol. O cenário que já não estava favorável para o Flu, piorou quando Marcelo sentiu desconfortos musculares e precisou ser substituído. A equipe carioca só conseguiu chegar com perigo ao gol gaúcho aos 37 minutos, na cobrança de falta de Terans, que parou na defesa do goleiro Marchesín e Thiago Santos falhou no rebote. Nos minutos finais, Pavon mandou um forte chute em direção ao gol, obrigando Fábio a fazer grande defesa.
O Fluminense voltou do intervalo já criando boas chances com Gabriel Pires e Cano, mas faltou efetividade nas finalizações. Mas quem abriu o placar foi a equipe gaúcha, que passou a envolver a defesa do Fluminense e chegou ao gol aos 15 minutos da etapa complementar. João Pedro recebeu bom passe de Pavon e cruzou na medida para Gustavo Nunes abrir o placar. Depois do gol, o Fluminense era praticamente nulo no ataque e não conseguiu construir poder de reação. Fábio teve trabalho para evitar que o Grêmio ampliasse a vantagem. Para aumentar o drama do Flu, Jan Lucumí que entrou no intervalo sendo uma aposta de Marcão para oxigenar o ataque, foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, depois de cometer falta em Gustavo Nunes. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Nathan Fernandes finalizar com perigo, para nova defesa de Fábio.
O resultado mantém o Fluminense na última colocação na tabela, com apenas seis pontos conquistados em 13 rodadas, chegando a marca negativa de seis derrotas consecutivas. O próximo desafio será contra o Internacional, em casa, na próxima quinta-feira, 04, às 20h, possivelmente sob comando do novo técnico Mano Menezes.