
Essa quinta-feira (01) e sexta-feira (02) foram marcadas pela participação dos brasileiros nas categorias 100m borboleta masculino, 800m livre feminino, revezamento 4x200m livre feminino e 4x100m medley misto. Dentre essas categorias, a única que contou com representantes brasileiros na etapa final foi o revezamento feminino.
Revezamento 4x200m Livre Feminino
Na tarde de quinta-feira (01), ocorreu a etapa classificatória do revezamento 4x200m livre feminino. A equipe brasileira, formada por Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini, garantiu vaga para a final da modalidade após 20 anos. A equipe ficou na 2ª posição da sua bateria, atrás apenas dos Estados Unidos, e ocupou a 5ª posição no ranking geral.
Ainda na quinta-feira, as representantes do Brasil voltaram às piscinas para disputar a etapa final, em busca de um lugar no pódio. As brasileiras começaram muito bem e chegaram a ocupar a 4ª posição, mas perderam o ritmo no final da prova e finalizaram com o tempo de 7:52.90, ocupando a 7ª posição no ranking geral.
Apesar de não conquistar uma medalha, Maria Fernanda Costa quebrou o recorde sulamericano ao finalizar o seu percurso em 1:56.06.
Revezamento 4x100m Medley Misto
Já nesta sexta-feira (02), foi a vez do revezamento 4x100m medley misto, com Guilherme Basseto, Gabrielle Roncatto, Nicolas Albiero e Stephanie Balduccini representando o Brasil.
O primeiro a cair na água foi Guilherme Basseto, que fez o tempo de 59.32 no nado de costas. Em seguida, Gabrielle Roncatto nadou no estilo borboleta, finalizando em 2:11.06. Nicolas Albiero continuou com o nado peito e entregou o tempo de 3:03.33. Finalizando o revezamento, Stephanie Balduccini entrou na água no estilo livre e encerrou a prova em 3:57.27, sendo o 16º melhor tempo, ocupando a última posição no ranking geral.
100m Borboleta Masculino
Também nesta sexta-feira, o estreante Kayky Mota representou o Brasil na etapa classificatória dos 100m borboleta. Kayky competiu na 4ª bateria, nadando na raia oito.
Apesar de começar muito bem a prova, Kayky perdeu intensidade e se afastou das primeiras posições, finalizando a prova na última posição de sua bateria com o tempo de 52.11, ocupando a 22ª posição no ranking geral e ficando fora da zona de classificação para a final.
800m Livre Feminino
No último dia da natação em Paris, Maria Fernanda Costa também voltou às piscinas para competir em mais uma categoria, desta vez nos 800m livre feminino.
Mafê nadou na 1ª bateria e garantiu o 6º melhor tempo da bateria, finalizando em 8:32.20. Apesar de ocupar a 10ª posição no ranking geral e não garantir vaga direta para a final, Mafê entrou como reserva e pode participar da etapa decisiva caso ocorram duas desistências. A final está marcada para este sábado (03), às 16h28 (horário de Brasília), na Arena Paris La Défense.