As atividades de rua estão com tudo! A modalidade Street Workout é mais uma das novidades que ganham cada vez mais adeptos nos espaços públicos do Rio e encorajam pessoas de todas as idades a desafiarem os limites do corpo e usarem toda a criatividade nos exercícios. O “treino de rua”, que tem como regra principal a liberdade, teve origem na Grécia Antiga, mas se tornou popular na Rússia, Europa Oriental e nos Estados Unidos. Os exercícios têm como base a Calistenia e movimentos da Ginástica Olímpica, e as acrobacias são praticadas em barras e nas paralelas dos parques.

A carioca e campeã de Street Workout, Mirella Souza, acaba de voltar de Los Angeles, onde foi competir no Ultimate Beast Master, série do Netflix que vai ao ar em janeiro de 2017. Ela, que venceu o campeonato brasileiro de Street Workout do Arnold Classic RJ 2015 e o campeonato brasileiro de Calistenia, no mesmo ano, conta que já praticava Ginástica Olímpica, CrossFit e Pole Esportes, quando descobriu a modalidade na internet. “Na época só havia em São Paulo, gostei tanto que fui umas três vezes para lá para aprender e treinar. Até que em 2014 foi criado o RJ Bars no Rio e passei a praticar com eles”.
Para Mirella, um esporte auxilia no desempenho do outro. “Todos são modalidades de acrobacia, um na vertical, outro na horizontal, e a Ginástica Olímpica é a base acrobática de todos eles. O CrossFit também tem um pouco de ginástica e trabalha bem a minha resistência e força”.
No Ultimate Beast Master, a série de competição que será lançada no próximo ano na TV, Mirella competiu entre 108 atletas, de seis países diferentes. “Foram atletas de diferentes modalidades reunidos. A preparação não foi nada fácil, treinei, além de tudo que já estou acostumada: saltos, Parkour, Escalada, deslocamentos rápidos com trocas de direção, coordenação motora. O treino foi pesado, a experiência foi incrível, mas o resultado vocês só saberão em janeiro mesmo”, brinca.
Toda essa jornada de treinos e exercícios exigem uma boa alimentação, mas Mirella garante que come de tudo, mas de forma equilibrada e com acompanhamento de nutricionista. “Em algumas épocas do ano chego a fazer oito refeições por dia, além de suplementação”.
Quem acha que agora ela vai ficar um tempo descansando, está enganado, em agosto, Mirella já tem um campeonato de CrossFit em Niterói. Para os iniciantes, de qualquer esporte, a atleta dá um conselho: ”eu sempre digo que as pessoas devem começar uma atividade física que lhes dê prazer, independente se o objetivo for a saúde, a estética ou a competição”.
