
Hoje teremos o Fla x Flu número 431 da história, o evento, que é considerado um dos maiores clássicos do futebol, foi imortalizado por Mário Filho, personagem que andou em destaque nos últimos dias pela polêmica do nome do Maracanã, que o batizou de “Clássico das Multidões”.
Detentor do recorde mundial de público de partida de clubes, com 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols. Desde 2012, o Fla x Flu é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único clássico de futebol a merecer esta honraria.
O clássico perdeu um pouco de relevância no final dos anos 90, início dos anos 2000, onde a rivalidade Flamengo e Vasco estava muito acentuada, entretanto, permanecia sendo um jogo cheio de expectativas e reviravoltas. Como bem dizia Nelson Rodrigues, “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”. “E aí então as multidões despertaram”.
Atualmente, muito em virtude da situação que vive o futebol carioca, Flamengo e Fluminense tem protagonizado as decisões do Campeonato Carioca e a partida, normalmente, não é barbada para nenhum lado. No último confronto, pelo Brasileiro de 2020, o Tricolor venceu de virada a poucos minutos do fim.
No dia 13 de março de 2021, Flamengo e Fluminense unificaram as suas estatísticas, argumentando ser o clássico mais conhecido e mais tradicional do Brasil, entre outros adjetivos como maior e mais charmoso. Levando em consideração a contagem hoje os números do confronto são esses:

O maior artilheiro do Fla-Flu é Zico (Fla) com 19 gols em 44 jogos (média de 0,43) e o do Flu é Hércules, com 14 gols em 25 jogos (média de 0,56).
Voltando para o campeonato atual, Flamengo busca a liderança e o Fluminense quer melhorar sua campanha conseguindo a vitória hoje. A novidade para esse clássico consagrado é a cobertura da Rádio Damas do Esporte, que vai trazer todos os detalhes da partida, além de realizar a transmissão mais charmosa do rádio, tudo a ver com o contexto, não é?
A partida será realizada no Maracanã, às 18 horas e é válida pela 3ª rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca 2021.