
A má fase de Beatriz Haddad Maia segue pesando no circuito. Neste sábado (16), a brasileira foi eliminada ainda no qualifying do WTA 500 de Estrasburgo, na França, ao perder para a chinesa Shuai Zhang por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. O resultado marcou a 15ª derrota de Bia na temporada e deve tirar a paulista do top 100 do ranking da WTA pela primeira vez em quase cinco anos.
Atual número 78 do mundo antes da partida, Bia precisava defender os pontos conquistados no torneio francês em 2025, quando chegou até a semifinal. Do outro lado, encontrou uma Shuai Zhang inspirada. A chinesa dominou o confronto em praticamente todos os fundamentos e precisou de apenas 1h17 para fechar a vitória.
A brasileira até tinha retrospecto favorável contra Zhang, com duas vitórias em dois jogos anteriores, mas não conseguiu repetir o desempenho desta vez. A chinesa aproveitou melhor as oportunidades de quebra, teve saque mais consistente e controlou o ritmo da partida do início ao fim.
A sequência ruim acende ainda mais o alerta para Bia Haddad, que tenta reencontrar o melhor tênis desde o ano passado. Desde o início de maio, ela acumula eliminações precoces no WTA 125 de Paris, no WTA 1000 de Roma e agora em Estrasburgo. O único resultado mais consistente no período foi a campanha até as quartas de final do WTA 125 de La Bisbal.
A queda no ranking acontece justamente às vésperas de Roland Garros, que começa no próximo dia 24. Será a primeira vez desde outubro de 2021 que Bia ficará fora do grupo das 100 melhores tenistas do mundo.