Você está aqui
Home > Tênis > João Fonseca e Marcelo Melo são campeões de duplas do Rio Open após virada emocionante

João Fonseca e Marcelo Melo são campeões de duplas do Rio Open após virada emocionante

Marcelo Melo e João Fonseca. (Foto: Reprodução / RioOpen)

João Fonseca e Marcelo Melo protagonizaram uma virada épica e ficaram com o título de duplas do Rio Open. Neste sábado (21), diante de uma Quadra Guga Kuerten lotada, os brasileiros superaram o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 10-8), em 1h34min, garantindo o troféu do ATP 500 carioca logo na estreia da parceria.

A conquista tem sabor especial para os dois. Aos 19 anos, Fonseca disputava sua primeira final de duplas na carreira. Já Melo, aos 42, chegou ao 41º título no circuito da ATP. Mesmo com a diferença de idade, a dupla mostrou entrosamento desde o início do torneio e repetiu, na decisão, a capacidade de reagir em momentos decisivos.

Após perder o primeiro set por 6/4, os brasileiros elevaram o nível na segunda parcial e empataram o confronto com um sólido 6/3. No match tie-break, a disputa seguiu equilibrada até os pontos finais, quando Fonseca brilhou com um winner e um ace para fechar em 10 a 8 e incendiar a torcida.

O título mantém o Brasil em evidência nas duplas do Rio Open. Depois do bicampeonato recente de Rafa Matos, Melo volta a erguer o troféu do torneio, desta vez ao lado da principal promessa do tênis nacional. A taça foi entregue pelos mãos do ex-número 1 do mundo Andre Agassi.

Fonseca cai nas oitavas de simples

Antes da festa nas duplas, João Fonseca não conseguiu avançar na chave de simples. Na noite de quinta-feira (19), o brasileiro foi superado de virada pelo peruano Ignacio Buse por 2 sets a 1 (5/7, 6/3 e 6/4), em 2h26min.

Número 38 do mundo e cabeça de chave três, Fonseca venceu o primeiro set, mas teve queda de rendimento nas parciais seguintes, cometendo muitos erros não forçados. Com o resultado, o carioca igualou sua campanha de 2024 e segue sem alcançar as quartas de final do ATP 500 do Rio.

Buse, por sua vez, avançou para enfrentar o italiano Matteo Berrettini na fase seguinte e ainda deve subir no ranking mundial.

Mesmo com a eliminação em simples, Fonseca encerrou um jejum de vitórias na temporada ao bater Thiago Monteiro na estreia, sua primeira vitória em 2026 após problemas físicos no início do ano.

Simone Saltiel
Repórter Esportiva, Editora e Social Media

Deixe um comentário

Top